Teve início nessa segunda-feira (15), o primeiro Curso de Enfrentamento e Prevenção ao Atirador Ativo (CEPAAT), realizado através da Companhia Independente de Polícia Escolar (CIPE). A aula inaugural foi realizada na Escola Estadual Major Alfredo Pedro Rabayolli, em Vitória.
Participam da formação 35 alunos que representam oito instituições: Polícia Militar do Espírito Santo, Polícia Civil do Espírito Santo, Polícia Militar do Mato Grosso, Polícia Militar da Bahia, Polícia Militar do Paraná, Polícia Militar do Acre, Guarda Civil Municipal de Vitória e Guarda Civil Municipal de Viana.
O curso visa qualificar os agentes de segurança pública a desenvolver um atendimento de excelência, técnico e eficaz para resguardar o maior número de vidas dentro do ambiente escolar.
Até o dia 30 de maio serão aplicadas 224 horas-aulas divididas em 21 disciplinas, com objetivo de capacitar os alunos para atuar preventivamente e, se necessário, repressivamente no enfrentamento à violência escolar.
A aula inaugural contou com a participação do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Ramalho; do subsecretário de Estado de Suporte à Educação, André Melotti Rocha e do gerente de Serviços Terceirizados da SEDU, Wilson da Silva Athaydes Filho.
A proposta do curso é capacitar os agentes de segurança pública para conhecer mais profundamente o ambiente de ensino e suas complexidades; entender como enfrentar o bullying escolar, que é uma das violências que precedem os ataques por atiradores ativos; promover ações preventivas assertivas nas escolas pertencentes ao território das unidades de origem dos militares, buscando a redução da violência escolar e aplicar procedimentos nos casos de enfrentamento ao atirador ativo nas escolas.
A estrutura curricular do curso engloba temas como indisciplina e ato infracional, gerenciamento de incidentes, treinamento com Taser e Spark, tiro tático policial, entrada tática em edificação escolar e estudos de casos de atiradores em ambiente escolar.
O comandante da CIPE, Major Eliandro Claudino de Jesus, também participou da aula inaugural e reforçou: “Os militares serão capacitados no que concerne à atuação preventiva, sendo referência para os estudantes e propiciando a sensação e segurança. Já no que tange a atuação repressiva, a atuação dos policiais será direcionada para a qualificação de modo a intervir no cenário da crise interrompendo a ação do agressor e também no socorro às vítimas”.
Da PMES participam policiais militares da CIPE, BME, BPMA, 1º Batalhão, 3º Batalhão, 6º Batalhão, 7º Batalhão, 9º Batalhão, 10º Batalhão,11º Batalhão, 8ª Companhia Independente, 12ª Companhia Independente, 13ª Companhia Independente e 15ª Companhia Independente.
Esta ação pioneira faz parte do eixo de Ações Preventivas do Plano Estadual de Segurança Escolar promovido pelo Governo do Estado do Espírito Santo.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br
Mín. 19° Máx. 30°