O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) percorre a Região de Integração Rio Caeté, nordeste paraense, com ações educativas para prevenir sinistros de trânsito. A programação faz parte do Programa Cultura de Segurança no Trânsito, executado pela Coordenadoria de Educação do órgão. As ações iniciaram no final de fevereiro, no município de Viseu, e agora são oferecidas em Capanema.
O Programa inclui palestras voltadas para empresas, instituições de ensino e comunidades locais, todas adaptadas às necessidades específicas de cada município. Alinhada com os órgãos públicos locais, a exemplo das secretarias Municipais de Administração e de Cultura de Viseu, as atividades visam ao diagnóstico da situação do trânsito no município. É importante destacar que Viseu não possui órgão próprio de gestão do trânsito, o que reforça a necessidade da presença do Detran no município.
O agente de Educação e servidor da Gerência de Cultura de Trânsito do Detran, César Maranhão, explicou que a ação inclui visitas a empresas para apresentar o Programa, esclarecer dúvidas e fazer os alinhamentos necessários.
Informações- Um banco de dados será criado como ferramenta importante para a gestão do Detran na região. "Realizamos diversas atividades educativas em Viseu. Observamos a falta de sinalização viária, muitas pessoas não estão usando capacete, não utilizam cinto de segurança e se comportam de maneira imprudente no trânsito. Nas nossas palestras, abordamos bastante essas questões. Fizemos palestras para comerciantes, servidores públicos municipais e a população em geral", informou.
Entre as principais preocupações destacadas estão a sinalização viária e o uso inadequado do capacete. As palestras enfatizam a segurança dos motociclistas, já que as motos são muito utilizadas no município.
O coordenador da Sala do Empreendedor de Viseu, Marco Magalhães, ressaltou a relevância das palestras. "Abordamos diversos aspectos sobre a condução responsável, enfatizando os cuidados tanto com pedestres quanto com motoristas nas estradas. Por meio das palestras educativas e de conscientização, as pessoas começam a se prevenir muito mais", disse Marco Magalhães.
Texto: Maria Helena Gennigs - Ascom/Detran
Mín. 19° Máx. 28°