Com o objetivo de aprimorar a infraestrutura tecnológica da empresa, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) adquiriu e colocou em operação três novos servidores de bancos de dados e quatro switches – dispositivos de interconexão entre computadores em uma rede local. As aquisições são fruto de um investimento de R$ 660 mil reais, que vai promover melhora da eficiência e qualidade dos serviços prestados à população.
O aprimoramento também elevou a velocidade de comunicação interna da Deso de 1 para 10 gigabytes (GB), acelerando, por exemplo, o tempo de resposta de sistemas de atendimento da corporação, além de permitir um maior nível de processamento de programas utilizados em setores comerciais e operacionais da companhia. O aumento da velocidade vai permitir, ainda, a incorporação de novos recursos digitais à empresa, algo que a capacidade anterior não permitia.
Na prática, o benefício dos novos equipamentos à população se materializa não só em maior agilidade de ferramentas e comunicações da Deso, que otimizam processos como solicitações e execução de serviços, mas também na melhoria da segurança da informação, em consonância à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A infraestrutura agora é capaz de proteger de forma ainda mais assertiva os dados que trafegam na rede da corporação, sejam eles de clientes ou de funcionários da empresa, com um novo software de segurança a ser incorporado pela companhia.
Compromisso
Os servidores utilizados pela Deso ficam armazenados em um prédio de uma empresa de tecnologia especializada, em Aracaju, com monitoramento 24 horas por dia, para garantir o pleno funcionamento dos dispositivos. Como mecanismo de segurança, a companhia tem servidores de backup localizados no município de Itabaiana, no agreste sergipano, com a função de assegurar a operação da rede da companhia em casos de falhas nos equipamentos principais.
De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação (GTIC) da Deso, Luciano Macedo, o investimento realizado pela companhia reflete o compromisso com o aprimoramento contínuo da infraestrutura tecnológica em benefício da população. “É a prova de que mesmo com esse processo de mudança que a Deso está passando, estamos nos adaptando todos os dias diante dos novos desafios, e buscando entregar o melhor para os sergipanos”, afirmou.
Mín. 19° Máx. 30°