O município de Santarém, no oeste paraense, conta atualmente com seis sistemas de abastecimento de água e 24 poços profundos para captação. Diante da grande demanda, os poços passam por uma série de serviços minuciosos, dependendo da estrutura, profundidade e situação de cada equipamento.
Para manter a qualidade na distribuição de água à população, equipes técnicas da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) montaram um cronograma de manutenção de todo o sistema de abastecimento do município. O serviço preventivo, além de preservar a qualidade da água que chega às residências, amplia a vida útil dos equipamentos.
Planejamento- “O primeiro passo é o monitoramento nos poços. Verificamos pelo nível da água o indicativo de perda de pressão do equipamento e necessidade de manutenção. Depois, seguimos fazendo o planejamento do serviço em todos os poços que necessitem melhorar o fornecimento de água”, explicou Carlos Pedroso, coordenador de Água em Santarém.
Além dos poços, as manutenções são feitas pelo menos duas vezes ao mês na rede de distribuição, por onde a água chega aos consumidores, oferecendo dessa forma mais segurança ao abastecimento.
Vistorias- Em outubro do ano passado, equipes técnicas da Cosanpa realizaram vistorias detalhadas em toda a rede de distribuição da área central de Santarém. O trabalho incluiu escavações, análises dos sistemas de captação e distribuição, visitas aos clientes e monitoramento dos resultados a cada intervenção.
Essas ações foram fundamentais para identificar as causas da intensa redução de pressão no abastecimento da região.
Texto: Meliny Campos- Ascom/Cosanpa
Mín. 19° Máx. 30°