O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, na manhã desta terça-feira (18/2), da abertura do curso de formação, educação, capacitação e conhecimentos em desastres e emergências da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) .
A capacitação, que acontece na academia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) , em Belo Horizonte, visa ampliar o conhecimento e a experiência dos agentes municipais. Mais de 200 agentes de diferentes municípios mineiros estiveram presentes nesse primeiro dia de treinamento.
"Esse curso é muito importante, pois estar cada vez mais preparado é a chave para um trabalho bem feito. Cada minuto é importante para salvar uma vida, então, espero que os agentes municipais que estão fazendo o curso ganhem mais experiência e se capacitem para estarmos preparados para atender a população mineira", enfatizou Romeu Zema. | ||||
Até quinta-feira (20/2), os agentes poderão trocar experiências e ampliar seus conhecimentos em proteção e defesa civil, gestão de crises, planejamento de emergência, resposta a desastres e ações preventivas por meio das disciplinas de mapeamento de áreas de risco, decretação de anormalidade, sistema integrado de informações sobre desastres, ajuda humanitária e ações de resposta.
"Vamos capacitá-los para dar uma resposta adequada em situações de anormalidade. Além disso, apresentamos nossa organização deste ano para trabalharmos nas esferas da prevenção, preparação e mitigação de desastres”, ressaltou o superintendente de Planejamento da Cedec, major Rodrigo Alencar Lopes de Miranda.
Compromisso com a Defesa Civil
Durante a solenidade, o governador citou ações do Governo de Minas para melhorar o trabalho da Defesa Civil no estado, principalmente na compra de novos equipamentos.
“Desde o início do meu governo, estamos empenhados com a Defesa Civil de Minas Gerais. Hoje estamos bem melhor equipados. Diversas prefeituras receberam o nosso kit, que contém viaturas novas 4x4, notebooks, trena eletrônica e muito mais. Também temos um monitoramento das condições climáticas que transmite avisos prévios em casos de tempestades ou riscos geológicos. Essa é uma ação que pode salvar vidas. Então, tudo isso prova que tivemos muito avanços nessa área”, destacou.
Nos últimos três anos, mais de R$ 94 milhões foram destinados à estruturação das Defesas Civis municipais, com a entrega de 513 kits de viaturas, equipamentos e materiais de prevenção, beneficiando 494 municípios mineiros.
Cedec-MG
A Cedec foi criada em 1972, como um órgão colegiado, integrado por representantes de diversos setores da administração estadual, mas sem vinculação direta a nenhum órgão. A estrutura foi vinculada ao Gabinete Militar em 1977, assumindo o formato que tem hoje.
A atuação da Defesa Civil em Minas Gerais representa a integração e a força de todos os órgãos do estado e da sociedade civil organizada, coordenados pelo Gabinete Militar do Governador .
A Escola de Defesa Civil capacitou mais de 5 mil pessoas, entre 2023 e 2024, em temas como prevenção, resposta e reconstrução, com iniciativas como o curso de formação para Coordenadores Municipais em Proteção e Defesa Civil, curso de Especialização em Gestão Pública em Proteção e Defesa Civil (UFJF), programa Defesa Civil nas Escolas, e realização de seminários.
Mín. 19° Máx. 31°