O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), vinculado à Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), realizou nesta sexta-feira, 7, mais uma coleta externa em parceria com a Escola do Legislativo de Aracaju. A iniciativa busca ampliar os estoques de sangue e incentivar a doação voluntária, contando com a contribuição tanto dos servidores quanto da população em geral.
A servidora pública Ana Luiza aproveitou a oportunidade para realizar a sua primeira doação de sangue. “Eu tinha vontade de doar, mas com um pouco de receio. Acho que essa parceria é um incentivo e uma facilidade para as doações. Na outra vez que tentei doar, tive um problema, mas agora deu tudo certo”, contou.
A administradora Margareth Costa é doadora regular e aproveitou o ponto de coleta na Escola do Legislativo de Aracaju para realizar mais uma doação. “Minha vizinha falou que ia ter essa coleta externa aqui e eu participei. Acho que doar sangue é algo maravilhoso e todos deveriam fazer isso. Sinto-me muito bem em estar ajudando a salvar vidas”, disse ela.
De acordo com o diretor da Escola, Márcio Brayner, a parceria visou contribuir com o centro de hemoterapia. “Esse é o pontapé inicial da Escola em 2025, e nada como uma iniciativa tão importante e solidária como essa. A ação é importante para salvar vidas, até porque temos períodos em que as doações diminuem, e nós contribuímos para manter os estoques em bons níveis”, pontuou.
Segundo o enfermeiro e coordenador da Coleta, Roney Bantim, as coletas externas funcionam como um instrumento para divulgar ainda mais o trabalho do Hemose. “Coletas externas como essa, além da que estamos fazendo no Shopping Jardins, facilitam que os doadores estejam mais próximos ao Hemose, e isso ajuda o nosso estoque do hemocentro. O Hemose quer sempre estar próximo à população e desmistificar os mitos de dificuldade e dor em relação à doação”, explicou.
Coleta no Shopping Jardins
O ponto de coleta externa do Hemose ficará na unidade disponível no Shopping Jardins até o dia 25 de fevereiro e está localizado na portaria G, em frente ao Gbarbosa, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
Como doar
O atendimento será prioritariamente por agendamento, mas também estará disponível para voluntários espontâneos. O agendamento pode ser feito por meio dos telefones (79) 3225-8039 e 3259-3174, pelo site hemose.setmore.com, ou pelo e-mail ssocial.hemose@fsph.se.gov.br.
Mín. 18° Máx. 27°