O Governo de Minas e as Forças de Segurança estão preparados para garantir um Carnaval seguro para foliões e turistas no estado.
Durante a cerimônia de lançamento do Carnaval da Liberdade 2025, realizada nessa quinta-feira (6/2), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, foram apresentadas as principais ações de segurança que estão planejadas para o evento, que espera receber 10% a mais de turistas que o ano anterior.
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) contará com 100% do seu efetivo empregado para reforço de policiamento, tanto nas cidades onde haverá um volume maior de pessoas, quanto nos locais escolhidos por aqueles que desejarem curtir o carnaval de forma mais tranquila.
As ações da PMMG também contarão com suporte tecnológico, como drones que emitirão sinais sonoros e dicas de segurança para o folião.
"Os equipamentos contam com câmeras interligadas a um sistema de reconhecimento facial, com acesso a mandados de prisão em aberto, possibilitando a retirada de circulação de autores que já possuem passagens pela polícia e estão com esses mandados a serem cumpridos", destacou a porta voz da PMMG, major Layla Brunnela. | ||||
Amparo e proteção à mulher
Segundo a major, a corporação complementará seus serviços dando prioridade e acolhimento à mulher, por policiais femininas, e oferecerá ao turista um atendimento bilíngue, por meio do número 190.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) mobilizará cerca de 3 mil policiais, terá delegacias regionais operando 24h, em regime de plantão, e equipes de apoio ao turista, incluindo a Delegacia Móvel. A Delegacia Virtual terá divulgação ampliada para facilitar o registro de ocorrências on-line.
Em BH, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher contará com equipes reforçadas e a presença de profissionais da medicina-legal. Além disso, serão promovidas campanhas educativas, com destaque para a ação "Depois do Não é Crime, Uai!", voltada à proteção das mulheres.
Integração e serviços de segurança
Aplicativos e serviços também podem auxiliar os foliões durante o Carnaval. A primeira delas é o Emergência MG, um serviço de acionamento das forças de segurança por meio da internet, possibilitando o envio de áudios, vídeos e fotos.
Pioneiro no país, ele pode ser acessado pelo site www.emergencia.mg.gov.br , pelo aplicativo MG App e pelo Telegram (basta procurar na lupa por Emergência MG).
A Secretaria de Estado de Justiça e segurança Pública (Sejusp) disponibilizou novos teleatendentes para aumentar a capacidade de atendimento dos tridígitos 190, 197 e 193, possibilitando aumento de cerca de 1,6 mil ligações por dia.
Ainda, a sala de Operações do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) estará funcionando em status operacional pleno, monitorando todo o estado. No CICC, cerca de 70 telas monitoram cerca de 1,3 mil pontos de Belo Horizonte e Região Metropolitana, além de rodovias pelo estado.
O cidadão também pode contar com a Central de Bloqueio de Celulares (Cbloc) se porventura tiver o seu celular perdido ou subtraído.
Além da proteção dos dados pessoais, a plataforma contribui, também, com a segurança pública. Isso porque, após o travamento de todo o sistema do aparelho, que gera um apagão, o celular tem menos valor de mercado no mundo do crime. A receptação é desincentivada.
"Uma das marcas do Carnaval da Liberdade é qualidade e efetividade da segurança pública que temos e oferecemos durante o período. Importante lembrar que tivemos a redução de todos os crimes monitorados pelo nosso Observatório de Segurança Pública e trabalharemos para reduzir ainda mais", ressaltou o secretário adjunto da Sejusp, coronel Edgard Estevo. | ||||
Segurança nas ruas e nos balneários
Entre as atuações do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) nos blocos de Carnaval estão a coordenação de brigadas contratadas, a operação dos drones de monitoramento, além das equipes de vistorias e de intervenção, em caso de emergência.
Já o cidadão que, nesse período, prefere buscar o sossego em parques, trilhas, cachoeiras, também no interior do estado, contará com as equipes em ações de ponto-base.
"Durante a Operação Carnaval, nossas unidades se estabelecem em pontos estratégicos para promover a segurança nas estradas e nos balneários, realizando a prevenção de acidentes", enfatizou a comandante-geral do CBMMG, Jordana Daldegan. | ||||
Em termos de efetivo, a corporação suspende as férias dos seus militares durante o carnaval, garantindo a maior disponibilidade de bombeiros em todo estado.
Especificamente em Belo Horizonte, são cerca de 200 empenhos de bombeiros a mais por dia, geridos por um Posto de Comando no Centro de Operações da prefeitura.
A principal mensagem do CBMMG para o cidadão é que o comportamento de autoproteção, prevenindo acidentes é o diferencial pra aproveitar o Carnaval em segurança.
Mín. 18° Máx. 27°