Neste 4 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) chama atenção para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença, que é a segunda maior causa de morte no Brasil e no mundo. Reforçando a indispensabilidade do tratamento humanizado, o instituto oferece atendimento integral aos seus pacientes oncológicos, bem como um suporte humanizado e logístico através da Sala de Acolhimento do programa ‘Ipesaúde Você’.
De acordo com a médica oncologista clínica Karina Ferreira, o Dia Mundial do Câncer tem um papel importante de disseminar orientações e prevenir o surgimento da enfermidade num indivíduo. “O câncer tem muita relação com as questões dos hábitos de vida e muito pouca relação com questões puramente genéticas, hereditárias. Então, é uma doença prevenível e o diagnóstico precoce está associado a taxa de cura muito alta. A informação para a população faz com que mude a história da doença”, explica.
Dicas de prevenção
A oncologista clínica salienta que as medidas preventivas mais eficazes para impedir o aparecimento do câncer são a prática regular de atividade física, ter uma alimentação equilibrada, evitar o tabagismo e tomar a vacina contra o HPV (papilomavírus humano), que previne o desenvolvimento de vários tipos da doença, incluindo colo do útero, pênis, ânus e garganta.
“Através da atividade física e da alimentação saudável, o indivíduo consegue fazer um controle de peso, pois a obesidade é um fator de risco importante para a maioria dos cânceres, bem como consegue regular o sistema imunológico e reduzir os níveis de inflamação do corpo. Sabemos que esses hábitos de vida estão muito mais relacionados aos casos de câncer do que à história familiar genética. Por isso, é tão importante essas medidas”, informa a médica oncologista.
Exames de rastreamento
Além disso, os testes clínicos de rastreamento são fundamentais para o diagnóstico precoce e para evitar a propagação do câncer no organismo. “A mamografia é o exame mais eficaz para detecção precoce do câncer de mama. Em relação ao colo uterino, o papanicolau, que as mulheres chamam de exame de lâmina. Em relação ao cólon, um câncer de intestino muito importante, é recomendado para população acima dos 45 anos a realização da colonoscopia, tanto nos homens quanto nas mulheres”, explica a médica ao informar que outros testes clínicos importantes incluem o PSA, para detecção do câncer de próstata, recomendado a partir de 50 anos, e após os 40 anos, para homens com histórico familiar.
Ipesaúde no combate ao câncer
O Ipesaúde oferece uma ampla assistência oncológica, incluindo consultas, exames, cirurgias e terapias, como quimioterapia, imunoterapia e radioterapia, tanto pela rede própria quanto pelas clínicas e hospitais da rede credenciada ao instituto.
Beneficiária do Ipesaúde, Jéssica Morais, 33 anos, relata como o Ipesaúde foi fundamental para a sua jornada de combate ao câncer. “Descobri o câncer na mama esquerda em 2021. Mas eu não tinha o Ipes. Como eu precisava de exames mais caros, especializados, foi mais viável fazer o plano. Passado o tempo de carência, consegui transferir o meu tratamento de quimioterapia para o Ipes. Por coincidência, o meu médico oncologista, Dr. Miguel Tenório, atende por meio do Ipes também e com quem faço acompanhamento. Atualmente, eu tomo imunoterapia a cada 21 dias”, relata.
‘Ipesaúde você’ - acolhimento e amor
Além de consultas, exames, cirurgias e tratamentos essenciais para o combate ao câncer, o instituto conta com o ‘Ipesaúde Você’, um programa que prioriza o acolhimento e a humanização da assistência oncológica. A iniciativa busca facilitar o acesso às informações sobre o tratamento que, por meio de profissionais assistentes sociais, oferece apoio necessário para garantir que os pacientes tenham acesso ágil e contínuo ao tratamento para a cura da doença.
“A partir do momento que o paciente assistido pelo Ipesaúde descobre que está com câncer, já é direcionado ao nosso setor pelos nossos atendentes. Aqui, damos celeridade às cirurgias, emissão de guias, exames e consultas. Os pacientes oncológicos têm prioridade em todos os atendimentos. Por exemplo, quando há alguma questão burocrática, nossas prestadoras são bem orientadas e nem tratam com o beneficiário, já tratam direto conosco”, explica a coordenadora do ‘Ipesaúde Você’, Ana Paula Carregosa.
Hoje, com o câncer em remissão, Jéssica é grata a Deus e ao acompanhamento que recebe do Ipesaúde e do ‘Ipesaúde Você’. “Graças a Deus, até aqui, meu tratamento está dando certo e vai continuar dando. Eu me sinto curada só por todos os dias abrir meus olhos e ver o sol nascendo. O atendimento do ‘Ipesaúde Você’ é excepcional, não tenho o que reclamar, me ajudam muito em relação a exames e consultas”, revela.
Humanização e tratamento digno
A coordenadora destaca que o diferencial do ‘Ipesaúde Você’ é o acolhimento oferecido. “Até hoje, não tivemos reclamações, somente elogios. Os pacientes se sentem bem acolhidos e ouvidos. Muitas vezes, o que falta em outros locais é a escuta. A pessoa já fica feliz só de ter sido ouvido”, afirma.
Em 2024, o programa ‘Ipesaúde Você’ realizou mais de 5.700 atendimentos, fortalecendo a responsabilidade de oferecer assistência ágil e integral aos pacientes com câncer. O prazo médio para liberação de terapias oncológicas é de sete dias úteis, enquanto as cirurgias são liberadas entre 30 e 45 dias.
Eliana Nascimento, paciente oncológica assistida pelo instituto, relata sobre a humanização do atendimento do programa. Ela descobriu o câncer quatro anos atrás e, em 2026, concluirá a remissão da doença. “O acolhimento é maravilhoso. Aqui, eu posso falar com boca cheia, as meninas são super acolhedoras, maravilhosas. Sempre estão à disposição, sempre que chego eu sou bem acolhida”, conta.
Assim como a paciente Jéssica Morais, Eliana não tinha o Ipesaúde. “Hoje, o tratamento, para mim, está sendo muito melhor aqui no Ipes. Fiz a adesão, justamente, em busca de um acompanhamento melhor. Aqui tem mais flexibilidade de médicos, o que facilitou muito, pois, após o tratamento oncológico, vieram outras doenças secundárias”, relata.
Eliana deixa um recado para quem está no início do tratamento oncológico: “Seja muito perseverante, acredite e confie muito em Deus, que dará tudo certo. E, com o Ipesaúde, pode ter a certeza que o acolhimento é excepcional e o tratamento é digno”, finaliza.
Mín. 19° Máx. 26°