“Voar para proteger e salvar”. Esse é o lema de trabalho da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) há quase 30 anos. Nessa terça-feira (04), quando é celebrado o Dia da Aviação de Asas Rotativas, a SSPDS homenageia a celeridade e a eficácia dos pilotos da Ciopaer que, aliados aos helicópteros, voam para proteger e salvar a população cearense.
Com velocidade e destreza, essas aeronaves garantem uma resposta rápida em situações de emergência. Entre resgates aeromédicos e missões humanitárias e policiais, os helicópteros da Coordenadoria foram acionadas, somente em 2024, 1721 vezes, contabilizando 2.149 horas voadas em prol de atender as demandas da população cearense.
Com o compromisso do Governo do Ceará de interiorizar as forças especializadas de segurança, hoje, a Coordenadoria conta com cinco bases fixas, instaladas em Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá, Crateús e em Fortaleza. A Ciopaer dispõe ainda de nove aeronaves, um EC130 B4 monoturbina, dois AS350B2 esquilo monoturbina, três Airbus EC145, um Airbus EC135 e dois H135.
Atualmente, cerca de 190 profissionais de segurança pública compõem o efetivo da unidade aérea, entre pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos e apoio solo, além de médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
Dentre as diversas missões que a Ciopaer realizou ano passado, destaca-se mais de 300 voos destinados para dar suporte às ações policiais com foco na preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio, bem como no combate à criminalidade. Do total desses deslocamentos, cerca de 666,39 horas voadas foram registradas. Os helicópteros realizaram missões de monitoramento de pessoas e veículos suspeitos e resgates, além de serem utilizados como apoio em operações policiais, Bombeirísticas e de Defesa Civil, e em ações de patrulhamento.
Em um dos trabalhos policiais integrados, quatro pessoas suspeitas de crimes em Tauá foram presas, em setembro de 2024. A ação foi coordenada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e contou com uma aeronave da Ciopaer. Na ocasião, três armas de fogo – uma pistola e dois revólveres – e cerca de 100 munições também foram apreendidas.
Além dos atendimentos a ações policiais no Ceará e em outros estados, a Ciopaer também se destaca pelo treinamento aos servidores. Em dezembro do ano passado, um operador aerotático da Ciopaer/SSPDS foi o único cearense a concluir uma prova de triathlon e conquistar uma medalha. A competição ocorreu no na Patagônia, no Chile.
No que concerne às missões humanitárias, a Coordenadoria também se destacou no ano de 2024. Nos doze meses do ano passado, 153 voos foram realizados para atender ocorrências de remoções aeromédicas hospitalares, além de resgates aéreos, automobilísticos e de afogamentos. Ao todo, 245 horas voadas foram registradas pelas aeronaves que cruzaram os céus do Ceará
Mín. 19° Máx. 26°