FOTO: Evandro Seixas / SES-AM
O Barco Hospital São João XXIII finalizou, nesta quinta-feira (23/01), na comunidade Vila do Janauacá, em Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus), a primeira expedição de 2025, com 3.239 atendimentos realizados, superando as expectativas. A ação, que leva consultas médicas, exames, cirurgias e dispensação de medicamentos às comunidades ribeirinhas do Estado, é uma parceria do Governo do Amazonas com a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis.
Desde o dia 17 de janeiro até a última quinta-feira, foram realizadas 1.156 consultas médicas, 230 atendimentos odontológicos, 195 atendimentos oftalmológicos, além de 75 procedimentos cirúrgicos e oftalmológicos de baixa e média complexidades. Neste período, também foram realizados 1.0226 exames laboratoriais, 222 ultrassons, 183 raios-x, 81 eletrocardiogramas e 71 mamografias. Houve, ainda, a dispensação de 782 medicamentos.
Na avaliação da secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a expedição foi um sucesso. “Esse é um esforço do Governo do Amazonas para ampliar o acesso da população ribeirinha e indígena aos serviços da rede pública. No São João XXIII, temos uma estrutura que funciona como um hospital, possibilitando que os pacientes sejam atendidos sem precisar se deslocar para outros municípios”, explicou.
Segundo a secretária da SES-AM, os próximos municípios a receberem os atendimentos no barco hospital São João XXIII serão Novo Airão e Manacapuru, cujas datas já estão sendo definidas.
Construído pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras instituições, a embarcação possui uma estrutura de ponta. No ano passado, o Governo do Amazonas firmou convênio com a entidade, para utilização nas ações de saúde no interior do Estado.
Entre os serviços disponibilizados pelo Barco Hospital estão atendimentos em Oftalmologia, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Pediatria, Clínica Geral, Saúde da Família, Radiologia e Odontologia. No local, são realizados também exames laboratoriais, raio-X, mamografia, ultrassonografia e eletrocardiograma, além da dispensação de medicamentos e vacinação.
Mín. 20° Máx. 30°