A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta quinta-feira (16), em Picos, a reunião para elaboração dos Planos de Ação e Contingência em resposta às enchentes que afetam a região desde a madrugada da última terça-feira (14). A reunião ocorreu na Câmara Municipal de Picos.
Após visitas e levantamento de dados realizados pelos entes municipais, o município está apto a receber do Ministério da Saúde e da Sesapi kits de emergência, com medicamentos e insumos para a região afetada e seu entorno.
"O kit vem para dar suporte inicial à atenção primária ao município. São itens básicos da assistência farmacêutica, que contém antibiótico, anti-inflamatórios e insumos de saúde (luvas, agulhas, seringas)", ressaltou Lucas Fonseca, coordenador do Programa Nacional VigiDesastre.
O COE foi criado para coordenar as ações emergenciais de saúde pública diante dos impactos das chuvas intensas, inundações e outros desastres naturais. Sob a coordenação do secretário de Saúde de Picos, Thales Coelho, o objetivo do centro é garantir a proteção da vida e da saúde da população afetada.
Equipes da Sesapi auxiliaram os órgãos municipais na construção do Plano de Contingência com as ações para as próximas três semanas após uma série de visitas e discussões com os entes envolvidos.
"Essa reunião institui os próximos passos a serem tomados pelo município após o levantamento dos dados. Agora, Picos e o Vale dos Guaribas estão aptos a receber insumos e demais medicamentos para que não haja nenhuma falta durante as ações", afirmou Cristiane Moura Fé, diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi.
Mín. 19° Máx. 29°