A Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), por meio da Escola de Gestão Penitenciária (Egesp), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, promoveu, entre os dias 9 e 10, o curso de Direção Tática para mais uma turma de servidores. A capacitação visa aprimorar as habilidades dos servidores no enfrentamento de situações de risco durante a condução de veículos.
O curso, ministrado por dois especialistas da SMTT Aracaju e da SSP, foi dividido em aulas teóricas e práticas. Além de conteúdos voltados para legislação e sinalização de trânsito, os policiais penais aprenderam conceitos de segurança veicular, estratégias de fuga de emboscadas, manobras de alta precisão, controle do veículo em situações extremas e técnicas para evitar capotamentos ou perdas de controle em alta velocidade.
Nessa segunda turma, 26 servidores participaram do curso. Destes, 21 são policiais penais, dois agentes da SMTT de Aracaju, dois policiais militares e um policial civil.
“A realização de mais uma turma do curso de Direção Tática oferece aos participantes, sobretudo aos policiais penais, noções de dirigibilidade preventiva, ofensiva e evasiva durante as ações de segurança, escolta e remoção. Esse curso também é importante para que os policiais penais e os demais servidores que participaram conduzam os veículos de forma segura, minimizando a possibilidade de acidentes que possam colocar a sua vida e a de terceiros em risco”, comentou o diretor da Egesp, Sydney Marinho.
Segundo a secretária de Justiça, Viviane Pessoa, o treinamento faz parte de um programa contínuo de qualificação dos servidores da Sejuc. “Nosso objetivo é garantir que os policiais penais estejam preparados para lidar com os mais variados cenários para que possam desempenhar as suas atividades com segurança e de forma precisa”, finaliza.
Mín. 19° Máx. 29°