O Governo do Estado instalou o Centro de Especialidade Ninar, no bairro da Ponta d'Areia, em São Luís (MA). Para atender o conjunto de especificidades dos pacientes assistidos no equipamento, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou a fusão do atendimento do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar 1) com a Casa de Apoio Ninar, hoje, Centro de Especialidade Ninar.
“É uma inovação necessária, pois vai promover o desenvolvimento integrado da assistência. No futuro veremos o resultado da unificação do serviço e da promoção dos serviços especializados e do bem-estar voltada para as crianças e seus familiares”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Com a unificação, quem ganha são os pacientes e suas famílias, que passam a contar com suporte especializado mais completo. A assistência a crianças atípicas e com síndromes raras de até 12 anos contam com consultas médicas em pediatria, neurologia, geneticista, ortopedia e oftalmologia, procedimentos multidisciplinares, consultas de terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, musicalização, culinária e arteterapia.
Foram adicionados à grade assistencial do Centro de Especialidade Ninar, o exame de Audiometria Tonal Limiar, Emissões Otoacústicas, exame de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Cerebral (PEATE) de triagem e diagnóstico, Imitanciometria e Timpanometria, Logoaudiometria, Teste de Processamento Auditivo, bem como Audiometria em campo livre e Avaliação vocal.
Os serviços disponibilizados vão auxiliar no desenvolvimento de pacientes com sessões terapêuticas, sensoriais, cognitivas e visuais. As crianças assistidas no Centro que necessitarem passar pelo exame de tomografia deverão realizá-lo na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), localizado no bairro da Cohab, em São Luís.
Melhorias
A gestão investe em melhorias na antiga Casa de Apoio Ninar, agora Centro de Especialidade Ninar. Entre as obras que estão em execução, destaque para a criação do abrigo de resíduos; ampliação de consultórios e farmácia; instalação do painel de chamadas; reforma dos dormitórios; readequação dos setores de coordenação de enfermagem, equipe multidisciplinar e supervisão de atendimento; reestruturação da acessibilidade de áreas comuns, restruturação da Cozinha Amiga, entre outras. Já as providências referentes à estrutura da unidade estão sendo tomadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).
Mín. 19° Máx. 23°