O Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou, na manhã dessa segunda-feira (6), a apreensão de duas espingardas e aves silvestres no bairro Barro Vermelho, município de Ipueiras.
A ocorrência teve início após abordagem a um cidadão que, sem se identificar, informou sobre a existência de armas de fogo e aves mantidas em cativeiro na localidade de Gatos, em direção à serra. Diante da denúncia, a equipe policial se deslocou ao local indicado.
Na chegada, os policiais encontraram as aves em gaiolas na lateral de uma residência. Nesse momento, o proprietário da casa, aproximou-se e confirmou ser o responsável pelos animais. Ao ser questionado sobre a presença de armas de fogo, ele inicialmente negou, mas posteriormente admitiu possuir duas espingardas, conduzindo os policiais até o interior de sua residência, onde estavam uma espingarda socadeira; uma espingarda cravinote; 2 sabiás; 2 galos-de-campina; e 3 corrupiões.
Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia Regional de Crateús, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. O caso foi enquadrado nos seguintes artigos: Artigo 12 do Estatuto do Desarmamento: posse ilegal de arma de fogo; e Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98): caça ilegal e manutenção de animais silvestres em cativeiro.
Mín. 20° Máx. 24°