Com a implantação de telemedicina, o Piauí Saúde Digital conecta pacientes oferecendo atendimentos em diversas especialidades, como ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, pediatria e ortopedista, além das especialidades não médicas de psicologia e nutrição. O programa facilita o agendamento de consultas e a realização de exames, otimizando os serviços de saúde e reduzindo as filas de espera.
Em apenas um ano de implementação, o Piauí Saúde Digital já atendeu milhares de piauienses. O programa está presente em 222 municípios, tendo realizado mais de 250 mil procedimentos (consultas e exames) desde a sua implantação no ano passado. O estado conta com mais de 1.000 Unidades Básicas de Saúde (UBS) equipadas com as salas do programa.
O funcionário público, Cícero de Andrade, mora na cidade de Lagoinha do Piauí, localizada a 94 quilômetros de Teresina. Ele teve uma crise asmática e fez a consulta através do aplicativo. ”Em pouco tempo fui atendido e recebi a receita com a medicação. O atendimento é humanizado e me senti muito acolhido pela médica”, afirma.
A aposentada Fátima Andrade, mora em Teresina, começou a se sentir mal quando apareceu um caroço no olho. Usou o aplicativo para a consulta com um clínico, que a encaminhou para um cirurgião plástico. ”Meu problema vai ser resolvido em janeiro de 2025 e eu gostei muito porque não esperei muito tempo pelo atendimento”, disse.
Além da disponibilidade nas UBS, o Piauí Saúde Digital está presente na palma da mão, por meio do celular. Na versão mobile, o aplicativo oferece consultas com clínicos gerais, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, além da possibilidade de checagem de alguns dados vitais do paciente, tais como: pressão arterial, nível de estresse mental, frequência cardíaca e outros. O aplicativo também pode ser utilizado quando o paciente precisa renovar alguma receita, como portadores de doença crônica, que necessitam da compra rotineira de medicamentos.
"O Piauí Saúde Digital é um marco na saúde de nosso estado. Estamos presentes em todas as cidades por meio do aplicativo e em mais de mil unidades de saúde. A meta do nosso governador era que a nossa saúde fosse transformada, tanto no atendimento hospitalar, como em tecnologia de atendimento. E assim estamos fazendo, proporcionando mais qualidade aos pacientes", disse o secretário de saúde, Antonio Luiz.
Com o Piauí Saúde Digital, o estado se torna referência na utilização de tecnologia para melhorar a qualidade de vida e o acesso a serviços médicos, reafirmando seu compromisso com a saúde e o cuidado com todos os cidadãos.
"Lançamos um aplicativo que prioriza a eficiência e o conforto do paciente. Representa um marco no sistema público de saúde do estado, ao integrar tecnologia e cuidado humanizado”, afirma o diretor da Unidade de Saúde Digital, Gabriel Mauriz.
De acordo com o superintendente de Alta e Média Complexidade, Dirceu Campêlo, o programa coloca a saúde do estado em um novo patamar. "Com o Piauí Saúde Digital, a saúde no estado avança rumo à modernidade, promovendo um atendimento mais ágil e acessível para todos. Estamos nos consolidando como referência no Brasil", afirmou.
Para utilizar o Piauí Saúde Digital, o processo de cadastro é simples.
Confira o passo a passo:
1. Baixe o aplicativo Piauí Saúde Digital nas lojas Android ou Apple, ou acesse o site: app.piauisau-dedigital.com.br.
2. Faça seu cadastro no aplicativo.
3. Você receberá um e-mail com seu login e senha temporária de acesso.
4. Insira os dados recebidos e crie uma senha pessoal.
5. Pronto! Agora você está dentro do Saúde Digital. Preencha os dados e clique em solicitar atendimento. Em poucos minutos, um médico estará à sua disposição.
Mín. 19° Máx. 29°