O esporte tem papel fundamental no desenvolvimento de jovens, promovendo saúde física, mental e habilidades como liderança e trabalho em equipe. Pensando nisso, a Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) lançou, em 2024, o programa Seduc Esportiva, integrando a prática esportiva à educação em tempo integral.
Em 2024, a Seduc investiu R$ 37 milhões na construção de 17 quadras poliesportivas e na reforma de outras 136. A proposta do programa é oferecer formação integral aos alunos, como explica o secretário da Educação, Washington Bandeira. “Queremos fortalecer não apenas o ensino regular e profissional, mas também o esporte, a cultura e as competências socioemocionais. É assim que formaremos cidadãos completos e futuros profissionais de excelência”, afirma o gestor.
Novos espaços e modalidades
Entre as inovações, escolas ganharam instalações específicas para diferentes esportes: salas de judô, boxe e tênis de mesa, além de quadras de beach tennis. As estruturas foram instaladas em escolas como oCentro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cristino Castelo Branco e o Ceti Dr. Fontes Ibiapina. Outras unidades, como a Escola do Mar, em Luís Correia, também receberam melhorias.
Atualmente, 250 escolas estaduais oferecem modalidades como futsal, voleibol, atletismo, badminton, capoeira, boxe, judô, xadrez e beach tennis, mais que o dobro do ano passado. A meta para 2025 é levar o programa a 360 unidades, com o objetivo de alcançar todas as 640 escolas da rede estadual até 2026.
Cada escola participante recebe R$ 5 mil para adquirir materiais esportivos. Os alunos escolhem as modalidades por meio de consulta organizada pela gestão escolar, promovendo participação democrática. O programa também conta com parcerias de associações e federações esportivas locais, como as de handebol, judô e xadrez.
Protagonismo e transformação
O impacto do programa já é sentido entre os alunos. Em 2024, os estudantes da Seduc se destacaram em diversas competições esportivas, conquistando importantes resultados. Na etapa estadual dos Jogos Escolares do Piauí (JEPIs), foram conquistadas 44 medalhas de ouro, 37 de prata e 26 de bronze, somando 107 medalhas no total e 257 estudantes medalhistas.
No Paradesporto Estadual, os atletas garantiram duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze, totalizando 5 conquistas. Na etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), realizada em Recife, os estudantes trouxeram para casa 3 medalhas de prata e 1 de bronze. Nos Jogos da Juventude, em João Pessoa, foram 1 medalha de ouro, 1 de prata e 3 de bronze, totalizando 5 medalhas.
No Nacional de Futsal Escolar, a equipe masculina conquistou uma medalha de prata e garantiu o acesso do Piauí para a 1ª divisão em 2025. Kerllon Emanoel Sousa, de 17 anos, do Ceti Lucinete Santana da Silva, em Paulistana, foi vice-campeão da 2ª divisão do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17, em Brasília. “O futsal me motiva pela disciplina e responsabilidade que exige. Essa rotina me ajuda a manter o foco nos estudos e a me preparar para as competições. Representar minha escola é um grande orgulho”, afirma o estudante.
Outro exemplo é Wesley Soares, também de 17 anos, capitão do time de voleibol do Ceti José Pereira da Silva, em Teresina. Ele destaca o papel do esporte em sua vida. O time acumula títulos como o bicampeonato dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs). “Minha maior motivação para ir à escola é minha paixão pelo vôlei. Por ser um esporte coletivo, o vôlei me ajudou a melhorar minha relação com os colegas e a ter mais disciplina nas aulas. Liderar um time tão vitorioso é incrível e meu sonho é me tornar jogador profissional na posição de ponteiro”, destaca o atleta.
Visão de futuro
Washington Bandeira acredita que o Seduc Esportiva consolidará o Piauí como referência em educação integral. “O programa demonstra como a integração entre educação e esporte pode transformar vidas, preparando os nossos estudantes para desafios dentro e fora das quadras. A nossa proposta é fortalecer cada vez mais o esporte educacional, não apenas de modo recreativo, mas apoiar e incentivar os jovens que desejam seguir uma carreira esportiva profissional”, finaliza o secretário da Educação.
Mín. 19° Máx. 29°