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RETROSPECTIVA 2024: Governo comemora um ano de avanços na socioeducação do Maranhão

Com um foco contínuo na educação, profissionalização e práticas restaurativas, a Funac implementou projetos para criar oportunidades e fomentar o d...

28/12/2024 às 18h41
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Maranhão
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Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) desempenha um papel importante na transformação e reintegração social de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Com um foco contínuo na educação, profissionalização e práticas restaurativas, a FUNAC se destaca na implementação de projetos para criar oportunidades e fomentar o desenvolvimento integral dos socioeducandos.

De acordo com a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a Fundação investe continuamente no potencial transformador da educação e da qualificação profissional. “Nosso compromisso é oferecer um atendimento humanizado e eficiente, que promova a reintegração social e a construção de um projeto de vida digno para cada socioeducando. As ações realizadas em 2024 refletem nosso esforço e dedicação em criar um sistema socioeducativo mais justo e inclusivo, que respeite os direitos e sonhos dos nossos jovens. Estamos determinados a seguir este caminho, fortalecendo nossas parcerias e ampliando nossas iniciativas para que cada adolescente e jovem que passe pelo sistema socioeducativo tenha a chance de reescrever sua história”, afirma.

Seis principais eixos de ações se destacaram no ano de 2024. O primeiro deles foi o atendimento e inclusão educacional e profissional. A Funac atendeu 832 jovens até novembro de 2024, com um total de 3.071 atendimentos realizados. A Casa de Semiliberdade São Luís, inaugurada em março de 2024, já impactou positivamente 23 socioeducandos, com 62% reinseridos na rede estadual de ensino e participando de cursos de qualificação profissional.

O segundo foi a reforma e modernização da Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA), que proporcionou um ambiente mais moderno e funcional para a formação continuada dos profissionais, fortalecendo a qualidade das práticas no sistema socioeducativo.

Entre outras ações o Centro de Treinamento de Defesa Pessoal foi implantado para capacitar os servidores em defesa pessoal, melhorando a segurança e a eficácia das interações no ambiente socioeducativo.

Projetos Educacionais e de Qualificação

Neste eixo de projetos, temos a Padaria Escola que produziu mais de 75 mil produtos com a participação de adolescentes do Programa de Internação, entre pães, bolos e salgados, promovendo formação em gestão e empreendedorismo.

Já a Alfaiataria Escola realizou 56 oficinas com aulas técnicas e foram produzidas 811 peças de vestuário entre camisas gola polo, bermudas, camisas brancas e máscaras, e reformada 132 roupas, oferecendo habilidades valiosas para o mercado de trabalho. 

A Barbearia Escola formou 72 socioeducandos, com uma alta taxa de inserção no mercado e realizados 1062 cortes de cabelos nos Centros Socioeducativos.  A Horticultura Escola produziu 600 produtos agrícolas para uso no Centro Socioeducativo, e a Oficina Escola de Chinelos entregou 100 pares de chinelos, capacitando os jovens em produção e empreendedorismo.

O Selo de Práticas Restaurativas foi criado para premiar Centros Socioeducativos que implementaram práticas restaurativas, fortalecendo vínculos sociais e familiares dos jovens. Já com a Formação dos Operadores Socioeducativos, a ESMA capacitou 709 operadores. 

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