O Governo do Ceará, por meio da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), uma das vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realizou a Aula Inaugural da Turma III do Curso de Formação de Soldados (CFSD). A agenda aconteceu nesta sexta-feira (27), possibilitando que 166 aprovados no concurso para soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE) dessem o primeiro passo para transformar um sonho em realidade. A aula inaugural marcou o início de uma jornada de aprendizado, dedicação e compromisso com a segurança pública. Com disciplina e determinação, os alunos soldados se preparam para cumprir com excelência a missão de servir e proteger.
“O governador [do Ceará] Elmano de Freitas tem enfatizado, constantemente, a importância de reforçar o efetivo policial e de realizar novos concursos para fortalecer a segurança pública em nosso estado”, declarou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, durante a solenidade.
O gestor ressaltou que a chegada dessa nova turma marca mais um passo decisivo na estratégia do Governo do Ceará de enfrentar o crime de forma firme e determinada. “Essa é a continuidade de um compromisso assumido pelo governador, que busca não apenas ampliar o efetivo, mas também garantir que nossas Forças de Segurança estejam equipadas e modernizadas. Investir em tecnologia, estrutura e, principalmente, em recursos humanos é essencial para promover uma segurança pública cada vez mais eficaz e alinhada às necessidades da população,” concluiu o secretário.
Em seu discurso, o diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, destacou o apoio do governador Elmano de Freitas às Forças de Segurança Pública, ressaltando o investimento de mais de R$ 24 bilhões no setor. “Este ano, passaram por esta Academia, mais de 7.600 profissionais de segurança pública. Isso significa uma prestação de serviço cada vez mais de qualidade e eficiente para nosso Estado”, completou.
Por fim, o delegado parabenizou os novos soldados e destacou a importância da interação entre as forças de segurança pública para o sucesso das operações conjuntas. “Bem-vindos a esta Academia integrada. Vocês terão a oportunidade de trocar experiências com novos oficiais investigadores da Polícia Civil, profissionais da Perícia Forense, oficiais e soldados dos bombeiros militares. O que espero que vocês realizem a partir de hoje e ao longo de suas carreiras vai além da obediência inegociável. É a base da formação militar: hierarquia, disciplina e postura. Mas, mais do que isso, quero que vocês sejam apaixonados pela causa da segurança pública”, conclamou.
Durante a palestra da aula inaugural, o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo do Nascimento, saudou os novos soldados e expressou sua felicidade em recebê-los na corporação. “Sejam bem-vindos. Abraçamos cada um de vocês com alegria. A partir de agora, vocês farão parte dos mais de 20 mil homens e mulheres dessa instituição secular que muito tem feito e ainda fará pela nossa sociedade cearense”, declarou.
O comandante-geral ainda exortou os novos alunos a se dedicarem intensamente ao curso e a abraçarem a profissão com honra. “Dediquem-se durante o curso, procurem aprender cada vez mais os ensinamentos. Após a conclusão do treinamento, será iniciado o estágio prático na corporação, que permitirá que vocês conheçam melhor a instituição e se identifiquem ainda mais com a missão policial de servir e proteger”, concluiu.
Para a aluna-soldado PMCE Sara Farias, natural de Roraima, realizar seu sonho de ingressar na carreira policial é uma conquista significativa. “Sempre quis ser policial militar. Meu pai é militar do Exército, então cresci em um ambiente de militarismo. Desde pequena, tinha esse desejo”, afirmou Farias.
Sobre suas expectativas, Sara expressou grande entusiasmo. “Estou muito feliz e ansiosa. Quero me dedicar ao máximo, aprender e crescer na carreira. É uma honra fazer parte desta tão linda corporação”, concluiu.
O evento contou com a presença de toda cúpula da Segurança Pública. Além do secretário da SSPDS, do diretor-geral da Aesp; e do coronel comandante geral da PMCE; também estiveram presentes o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, delegado Márcio Gutiérrez; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Cláudio Barreto; o perito-geral da Pefoce, Júlio Torres; e o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, entre outras autoridades. A presença de chefes das unidades vinculadas à SSPDS reforçou a importância desse momento para o fortalecimento da segurança no Estado.
O Curso de Formação de Soldados tem uma carga horária de 1.400 horas/aula e duração de seis meses. As aulas ocorrerão simultaneamente na sede da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A matriz curricular do curso inclui disciplinas de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, abordando temas como atendimento pré-hospitalar, atuação do profissional de segurança pública frente aos grupos vulneráveis, direitos humanos, entre outros. Esta será a quarta turma no novo modelo de formação, implementado após a alteração da Lei Estadual Nº 13.729. Portanto, os aprovados no concurso da PMCE já iniciarão o curso como militares.
Mín. 19° Máx. 26°