O ano de 2024 foi marcado por muito trabalho e avanços no Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS), reafirmando sua posição como referência em serviços laboratoriais, fiscalização e pesquisa científica no estado. Com o investimento do Governo de Sergipe, o instituto ampliou suas atividades de fiscalização e pesquisas, alcançando, assim, novos patamares, promovendo inovação e qualidade de vida para a sociedade sergipana.
A intensificação das fiscalizações realizadas pelo instituto, órgão delegado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) garantiu a conformidade de produtos e serviços, com mais de 62.800 fiscalizações, contribuindo para a segurança e proteção do consumidor. As ações de fiscalização, que incluíram verificação de balanças comerciais, brinquedos, roupas, bombas de combustíveis e produtos pré-medidos, que são itens que foram embalados na ausência do consumidor, foram essenciais para assegurar a credibilidade do mercado sergipano.
Para a estudante de psicologia Marcela Rygaard, que é mãe de duas crianças pequenas, as fiscalizações de brinquedos, que ocorrem todos os anos no comércio sergipano, garantiram para ela um olhar mais atento sobre como escolher um produto seguro. “Vi pela televisão que algumas informações importantes sobre os brinquedos devem estar aparente para que os consumidores comprem o produto com segurança. Agora só compro mercadorias com o selo do Inmetro e se estiver em língua portuguesa”, conta.
Análises técnicas e produção científica
O Instituto destaca-se como um polo de excelência na execução de análises técnicas, incluindo a avaliação de solo e foliar, que fornece informações detalhadas sobre correções e adubações adequadas, promovendo uma agricultura mais produtiva e sustentável. Além disso, realiza análises de água voltadas para poços artesianos, reservatórios e outras fontes, assegurando a qualidade hídrica. O monitoramento avalia os nutrientes essenciais nas culturas agrícolas, contribuindo para a segurança alimentar e a preservação ambiental, fortalecendo práticas agrícolas responsáveis e o uso sustentável dos recursos naturais.
Já as análises microbiológicas e bromatológicas asseguraram o controle de qualidade em alimentos e bebidas, contribuindo para a saúde da população e fortalecimento da indústria alimentícia local.
No laboratório de inorgânica, estão sendo feitas análises e pesquisas voltadas para a caracterização de rochas, como fontes de agrominerais para fertilização de solo e avaliação da composição mineral de rochas para produção de fertilizantes naturais como alternativa sustentável para a agricultura no Estado de Sergipe. Já no laboratório de orgânica houve avanços nas pesquisas e análises de agrotóxicos em alimentos. Somente este ano, o instituto recebeu mais de 11.700 amostras e realizou cerca de 167 mil análises.
Para o produtor rural Hermílio Carvalho, os serviços prestados pelo ITPS são indispensáveis para o sucesso da sua plantação de milho, o que garante um retorno financeiro e uma safra perfeita. “Todos os anos faço análise de solo para definir as condições do solo para obter orientação de adubação e análise de calcário para correção do solo. O melhor é que a gente já recebe a análise do solo com a recomendação de adubação e de calagem. Com essas orientações nós plantamos, cultivamos e depois vendemos para os cerealistas. A credibilidade do serviço do ITPS é muito boa, é um trabalho acreditado pela Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] e nos dá condição de usar os fertilizantes e os corretivos de forma mais acertada”, reconhece o produtor.
Destaque também para a participação do ITPS nas 37 edições do ‘Sergipe é aqui’, aproximando o governo das comunidades rurais do estado. Nas 19 edições ocorridas neste ano, o ITPS realizou, gratuitamente, análises de 487 amostras de solo para pequenos agricultores, promovendo acesso a análises de qualidade que impulsionam a produtividade e incentivam o setor agrícola sergipano.
Pesquisas e inovação
O ano também foi promissor em relação às pesquisas científicas desenvolvidas pelos pesquisadores do instituto. Neste ano, o ITPS desenvolveu seis projetos de pesquisas; quatro deles já foram finalizados e dois estão em andamento. Os pesquisadores do ITPS também publicaram dois artigos científicos e cartilhas informativas sobre interpretação da análise do solo para agricultores.
São projetos inovadores voltados para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções sustentáveis, especialmente na área da biotecnologia. O apoio contínuo do Governo de Sergipe foi fundamental para a ampliação de parcerias e investimentos em ciência, tecnologia e inovação.
Apoio do Governo do Estado
As conquistas de 2024 só foram possíveis graças ao incentivo e investimento do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e do Fundo Estadual Para o Desenvolvimento Científico E Tecnológico (Funtec), que reconhecem a importância do ITPS para o desenvolvimento socioeconômico do estado. O apoio governamental permitiu a modernização de laboratórios, a capacitação de equipes e a expansão das atividades do instituto.
Para o presidente do ITPS, Kaká Andrade, o ano de 2024 foi um marco na trajetória do ITPS. “Com esses resultados, nós reafirmamos nosso compromisso com a excelência, com a inovação e o desenvolvimento sustentável de Sergipe. É daqui do ITPS, através dos nossos profissionais, dos nossos laboratórios, do nosso corpo a corpo nas ruas, com as fiscalizações como órgão delegado do Inmetro, que garantimos qualidade e proteção à sociedade sergipana”, comemora.
A diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby, disse que 2024 foi um ano em que as metas alcançadas foram fruto do esforço coletivo das equipes e parceiros. “Este ano foi repleto de desafios, conquistas e inovações que reforçaram o papel fundamental dos ITPS no avanço da ciência, tecnologia e desenvolvimento do nosso estado. Em 2024, cumprimos nossa missão de transformar conhecimento em soluções reais para a sociedade. Tivemos o privilégio de testemunhar as conclusões de nossas pesquisas, que sempre têm o objetivo de trazer soluções tecnológicas para as principais temáticas abordadas pelo governo, em benefício da sociedade. Também foi um ano de expansão de parcerias, trabalhamos lado a lado com instituições acadêmicas, empresas e órgãos públicos, criando pontes que fortalecem o desenvolvimento de nosso trabalho”, finalizou.
Mín. 19° Máx. 31°