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Vencedores do concurso de redação Enem Chego, Junto Chego a 1.000 são premiados

Os estudantes responsáveis pelas produções textuais mais bem avaliadas no concurso de redação “Enem Chego Junto, Chego a 1.000” foram reconhecidos ...

18/12/2024 às 09h19
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Ceará
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Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Os estudantes responsáveis pelas produções textuais mais bem avaliadas no concurso de redação “Enem Chego Junto, Chego a 1.000” foram reconhecidos nesta terça-feira (17), em cerimônia realizada em Fortaleza. Ao todo, 23 finalistas – representantes de cada Regional do Ceará – receberam como prêmio um smartphone. Os três primeiros colocados ganharam, ainda, um notebook cada. A iniciativa, desenvolvida em parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e a Fundação Demócrito Rocha (FDR), tem como propósito incentivar a escrita de textos dissertativo-argumentativos entre os alunos da rede pública estadual de ensino. Além disso, o projeto busca exercitar as habilidades dos estudantes para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Esta foi a 6ª edição do certame, que contou com o envio de 67.420 redações ao todo, entre as quais, 15.957 concorreram efetivamente à premiação, por terem tratado sobre o tema sorteado: “Desafios para o enfrentamento da crise climática na contemporaneidade”.

O texto vencedor é de autoria de Ana Karolina Monte Dantas, do Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó, em Fortaleza.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A estudante lembra dos desafios superados ao longo da jornada na competição. “É gratificante ver o resultado do nosso esforço, pelo tempo que dedicamos a estudar e a revisar. Também reconheço o esforço da professora, que insistiu e corrigiu todas as minhas redações, desde a minha nota mais baixa até eu conseguir chegar no padrão que estou agora. O processo envolve frustração, é preciso ter fé em si mesmo e manter o ritmo de produção, tentar melhorar, contar com o apoio dos colegas. Para fazer uma redação é preciso relacionar ideias do começo ao fim do texto, que devem estar conectadas com temas críticos do Brasil. O concurso nos coloca frente a muitos temas e provê a correção das provas. Para o aluno, isso é muito bom, pois não é todo mundo que tem a possibilidade de pagar um cursinho de redação”, considera.

>>>Leia a redação vencedora na íntegra

O concurso também premiou com um smartphone os professores orientadores dos alunos que ficaram nas três primeiras colocações. Karolina foi orientada pela professora Adriana Maria Pinho Souza Taveira.

A redação que ficou em 2º lugar foi escrita pelo estudante Caio Cunha da Silva, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Darcy Ribeiro, em Fortaleza, orientado pela professora Yara Maria Esteves Gomes. A 3ª colocação ficou com o texto elaborado pelo aluno Mateus Victor Gomes Borges, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Professora Maria Afonsina Diniz Macêdo, de Várzea Alegre, com orientação da professora Simone Ferreira de Aquino.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Tradição

O secretário-executivo de Equidade e Direitos Humanos da Seduc, Helder Nogueira, lembra que o projeto compõe uma agenda ampla de mobilização, engajamento e preparação dos estudantes, ao longo do ano inteiro, para garantir que cheguem bem no Enem, participem dos dois dias de prova e acessem as universidades.

“Sabemos que a redação é decisiva. Quando a gente reconhece, premia e mostra que isso é importante, faz com que a rede se envolva muito. Tivemos grande adesão de estudantes, professores e gestores. Nesta reta final do ano letivo, comemoramos que mais de 42 mil alunos tenham participado do concurso, vindos de mais de 530 escolas de todo o estado. A ação é um sucesso naquilo que se propõe, já sendo uma tradição em identificar talentos. Vamos seguir juntos construindo essa boa parceria com a FDR, para avançar mais e mais em oportunidades para os nossos estudantes”, ressalta o gestor.

O diretor administrativo-financeiro da FDR, André Avelino de Azevedo, que no evento representou a presidente da instituição, Luciana Dummar, contextualizou sobre o conjunto de ações realizadas por intermédio da parceria entre a Fundação e a Seduc.

“Enem Mix é um grandioso projeto. São 86 aulões durante o ano, em vários municípios, que trabalham a motivação e a técnica de redação. Isso desperta muito no aluno a perspectiva de que ele pode entrar na universidade, assim como muitos outros conseguem. Também temos uma plataforma de EAD (Educação a Distância), que é uma ferramenta espetacular, com orientações sobre profissões e carreiras; cursos de redação, gramática e técnicas de estudo; questões que mais têm probabilidade de cair no Enem, entre outros. Para a Fundação, é uma honra participar do desenvolvimento da educação do estado do Ceará. Esse projeto nos honra muito”, destaca.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Todos os autores que participaram do concurso receberão certificado de menção honrosa, e todas as escolas da rede pública estadual receberão exemplares do livro “Redação Enem: chego Junto Chego a 1.000” – edição de 2024, que em breve será publicado pela Fundação, contendo as 23 produções textuais premiadas nas etapas regional e estadual.

Etapas do certame

O Concurso de Redação Enem Chego Junto, Chego a 1.000 ocorre em três fases: escolar, regional e estadual. Cada unidade de ensino indica uma redação para participar da etapa seguinte. Em seguida, as equipes de avaliadores das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) elegem uma das produções textuais para representar a Regional na etapa estadual.

Todas as escolas do estado receberão exemplares do livro “Redação Enem: Chego junto, chego a 1.000! 2024”, que em breve será publicado pela fundação, contendo as 23 redações premiadas nas etapas regional e estadual.

Lista dos 23 finalistas do concurso de redação em 2024

Crede 1: João Ivo Rocha Alves
Escola: EEEP Professora Alda Façanha – Aquiraz

Crede 2: Sthefany Abreu de Castro
Escola: EEM Hermínio Barroso – Itapipoca

Crede 3: Ruth De Oliveira Campos
Escola: EEMTI Vicente de Paulo da Costa – Acaraú

Crede 4: Laila Marinho de Sousa Feitosa
Escola: EEMTI Monsenhor José Carneiro da Cunha – Chaval

Crede 5: Antonio Eduardo de Jesus Alves
Escola: EEEP José Victor Fontenelle Filho – Viçosa do Ceará

Crede 6: Maria Eduarda Sousa Rodrigues
Escola: Eemti Ayres de Sousa – Sobral

Crede 7: Maria Ingrid Sousa Castro
Escola: EEMTI Capelão Frei Orlando – Canindé

Crede 8: Breno Davy Viana Da Silva
Escola: EEMTI Josefa Clementino Ferreira de Oliveira – Ocara

Crede 9: Márcio Kauan Oliveira Souza
Escola: EEM Ana Facó – Beberibe

Crede 10: Diego de Sousa Silva
Escola: EEM Manuel Matoso Filho – Russas

Crede 11: Thiciane Magalhães Sales
Escola: EEMTI Deputado Joaquim de Figueiredo Corrêa – Iracema

Crede 12: Micaele da Fonseca Nunes
Escola: EEEP Venceslau Vieira Batista – Boa Viagem

Crede 13: Yasmim dos Santos Pinho
Escola: EEEP Maria Madeiro Dias – Monsenhor Tabosa

Crede 14: Nicolly Peixoto Freitas
Escola: EEEP Professor Plácido Aderaldo Castelo – Mombaça

Crede 15: Guilherme Moreira Feitosa
Escola: EEEP Joaquim Filomeno Noronha – Parambu

Crede 16: Alex Silva de Almeida
Escola: EEEP Alfredo Nunes de Melo – Acopiara

Crede 17: Mateus Victor Gomes Borges
Escola: EEMTI Professora Maria Afonsina Diniz Macêdo – Várzea Alegre

Crede 18: Yasmim Monteiro Gomes
Escola: EEEP Governador Virgílio Távora – Crato

Crede 19: Keven Santos Melo
Escola: EEEP Professor Moreira de Sousa – Juazeiro do Norte

Crede 20: Ana Paula Alves Batista
Escola: EEMTI Tabelião José Pinto Quezado – Aurora

Sefor 1: Ana Karolina Monte Dantas
Escola: Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó

Sefor 2: Joel Araújo de Freitas Filho
Escola: EEEP Jaime Alencar De Oliveira

Sefor 3: Caio Cunha da Silva
Escola: EEEP Darcy Ribeiro

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