A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio do curso de Turismo, realizou um colóquio com o tema “Perspectivas críticas da prática turística”. O evento teve como objetivo discutir os desafios enfrentados pelo turismo em destinos globais, com destaque a questões sobre dinâmica social, assim como suas implicações éticas no contexto da hospitalidade.
A professora Andréa Magalhães enfatizou, em sua fala, a importância de abordar a dinâmica social no contexto do turismo e suas implicações na hospitalidade. Além disso, destacou a necessidade de enfrentar problemáticas sociais para promover melhorias na prática turística. “Nós, como aspirantes a turismólogos, precisamos ter um olhar mais acurado e detalhado, de forma a trabalhar a dinâmica social e trazer benefícios tanto para a estrutura administrativa quanto para o turismo como um todo”, concluiu a professora.
O evento também contou com a palestra “O turismo e sua interface com a dinâmica social”, ministrada pela professora Kaíse Canuto, do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Durante sua apresentação, a professora destacou grande diversidade de conteúdos para os alunos sobre o respectivo contexto, incluindo uma pesquisa realizada no Centro de Fortaleza, na qual inclui as questões de éticas, culturais em uma perspectiva latino-americana, entrevistando locais e turistas sobre aspectos que os aproximam e os afastam. “Trouxe esses pontos para reflexão, para pensarmos em como melhorar a experiência turística sob uma perspectiva mais ampla”, explicou a professora Kaíse.
O segundo momento contou com a roda de conversa ‘Ética, hospitalidade e suas implicações para a prática do turismo” ministrado pela professora Ivanise Borges, do curso gestão de turismo da UNFT.
Mín. 19° Máx. 29°