O trabalho “Recomeçar é fácil quando estamos juntos" , elaborado por alunos do Colégio Estadual Sagrada Família, de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, foi vencedor da 8° edição do Concurso Estadual de Vídeos Contra às Drogas, que neste ano teve a participação de 33 vídeos de 21 escolas públicas de 17 municípios. O concurso é promovido pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP), por meio do Centro Estadual de Políticas Contra às Drogas (CEPSD).
Em segundo lugar ficou o vídeo “Transformando vidas: a luta contra as drogas" , feito por alunos do Colégio da Polícia Militar de Foz do Iguaçu, e o terceiro colocado foi o vídeo “Construção de uma salvação” , do Colégio Estadual Professora Iara Bergmann, de Curitiba. A listagem completa das colocações é disponibilizada apenas por e-mail aos concorrentes.
O concurso é realizado anualmente com o objetivo de conscientizar os jovens sobre prevenção ao consumo de drogas e seus malefícios. Para participar, estudantes matriculados no ensino médio de instituições públicas criam um vídeo com duração de 50 a 60 segundos, de acordo com as orientações do edital.
“Fomentar a participação dos jovens em iniciativas como essa é investir em uma geração mais preparada para enfrentar desafios, consciente dos seus direitos e responsabilidades, e engajada na construção de um futuro mais saudável para todos", afirmou o coordenador do CEPSD, delegado Renato Figueroa.
Todas as equipes vencedoras receberam um certificado e a premiação para o primeiro lugar é ter o vídeo exibido em todas as salas de cinema do Paraná durante a campanha “Junho Paraná Sem Drogas” do ano posterior ao da edição do concurso, neste caso, 2025.
“É um concurso muito importante, pois promove o protagonismo dos jovens estudantes do Ensino Médio matriculados nas instituições educacionais da rede estadual de ensino. A criação dos vídeos apresentados nesta edição foram de maior relevância, pois mostraram ações de conscientização e prevenção ao uso de drogas”, disse Walquiria Onete Gomes, da Coordenação de Diversidade e Direitos Humanos da Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR).
TRABALHOS – O vídeo do colégio Sagrada Família, que conquistou o primeiro lugar, foi desenvolvido pelas alunas Ana Carolina Bormann Ferreira, Fernanda Mussiol, Geovana Rulka da Silva, Letícia da Silva Tizot e Nayane Aparecida de Paula, com orientação da professora Clarice Foster Cordeiro e com a direção da irmã Lúcia Staron. O vídeo aborda a recuperação e a superação da dependência, citando o tratamento médico e enaltecendo o papel da família e dos grupos de apoio.
Os estudantes Ana Laura Daniel de Almeida, Anna Beatriz Cavasin Batista, Eliel de Carvalho Lopes, Isabela Sousa Rocha e Larissa Cavalcante Menegazzi formaram a equipe que elaborou o vídeo do Colégio da PM de Foz do Iguaçu. Eles tiveram orientação do professor Stefan Hoppe e a direção do major Eliseu Gonçalves. O conteúdo enfatiza as consequências do uso de drogas, com impacto nos relacionamentos e perda de oportunidades na vida. A mensagem é a busca de caminhos para a superação, como o esporte e outras atividades que traga prazer.
O vídeo do Colégio Estadual Professora Iara Bergmann, de Curitiba, foi feito pelos alunos Ailen Salome Moreno Canizales, Jade Maria da Silva de Oliveira, Jeniffer Jaqueline Delvalle, João Pedro de Oliveira Batista e Vitor Natan Aires de Matos, com orientação da professora Maria Laura Pereira Miqueletto e direção de Anelita Miqueletto. O vídeo alerta sobre o perigo do uso da droga, que muitas vezes pode levar à morte. Com imagens de um jovem tendo o primeiro contato até sua derrocada, o vídeo orienta a fugir de más companhias, dizer não às drogas e adotar uma vida saudável.
BANCA AVALIADORA – Além do coordenador do CEPSD, delegado Renato Figueroa, e da representante da Secretaria estadual da Educação, Walquiria Onete Gomes, a comissão de avaliadores dos vídeos concorrentes foi formada, também, pelo conselheiro representante da OAB/PR no Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conesd), Luiz Carlos Hauer; o coordenador estadual da Juventude da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, Silberto Cardoso; a chefe de gabinete do deputado estadual Gilson de Souza (criador da lei do concurso), Raquel Cavalheiro, e a vereadora eleita Rafaela Lupion.
Mín. 19° Máx. 29°