A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza audiência pública nesta quinta-feira (5), a partir das 18h, para debater o projeto de lei nº 1275/2024, de autoria do deputado Joaquim Roriz Neto (PL), que altera o nome da Escola Classe 501 de Samambaia para Escola Classe Maria da Conceição Catúlio. A audiência pública acontecerá na própria escola, localizada na QN 501, conjunto 03, lote 01, Área Especial, Samambaia Sul. O debate é aberto à participação de alunos, professores e comunidade local e será transmitido ao vivo pelo TV Câmara Distrital e pelo canal da CLDF no YouTube.
Segundo o autor do projeto, a mudança de nome é uma homenagem à falecida Professora Conceição, pedagoga que atuou por muitos anos nas séries iniciais do Ensino Fundamental em várias escolas públicas do DF.
“Seu espírito de luta e garra, mesmo diante de todas as dificuldades encontradas no percurso, sempre estiveram presentes e foram fundamentais na contribuição para o fortalecimento das escolas públicas de Samambaia”, destaca Joaquim Roriz Neto.
Professora Conceição foi pioneira na implantação da Direção Regional de Samambaia, sendo a primeira coordenadora da Regional de Ensino. A Escola Classe 501 de Samambaia foi inaugurada em 10 de abril de 1990 e Maria da Conceição Catúlio foi sua primeira diretora. Mãe de cinco filhos, a educadora faleceu no último dia 29 de junho, aos 83 anos, por problemas cardíacos e complicações decorrentes de uma pneumonia.
Luís Cláudio Alves - Agência CLDF
Mín. 19° Máx. 29°