A Escola Cidadã Integral Técnica João Roberto Borges de Souza, em João Pessoa, conquistou o concurso “Colegio del Año en Español”, promovido pela Consejería de Educación da Embaixada da Espanha no Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes, de São Paulo. A iniciativa reconhece o compromisso e as boas práticas das instituições de ensino públicas e privadas que promovem o ensino da língua espanhola. O concurso tem por objetivo dinamizar o ensino de Espanhol nas escolas brasileiras. O professor orientador do projeto foi contemplado com uma semana de atualização na Universidad de Salamanca, na Espanha, e um dos estudantes participantes do projeto irá receber uma bolsa de estudos de graduação na Universidad de Jaén, também na Espanha.
A ECIT João Roberto Borges Souza participou do concurso na categoria Ensino Médio, sob a orientação do professor de espanhol Luan Santos, em parceria com a área de Linguagens e a comunidade escolar. A escola submeteu um projeto que destacou iniciativas realizadas nas aulas de espanhol e em atividades extracurriculares com as turmas da terceira série. Entre os projetos apresentados, foram destacados: uma mostra cinematográfica, na qual os alunos criaram propagandas em Língua Espanhola para promover a escola, utilizando as estruturas do modo imperativo em espanhol; o projeto “Ciudadanos del Mundo”, desenvolvido ao longo de 2023, em parceria com o programa Conexão Mundo; e uma unidade didática voltada ao ensino do espanhol no cotidiano, fruto da pesquisa de mestrado do professor Luan Santos, realizada na Espanha.
O concurso contou com a inscrição de mais de 300 projetos desenvolvidos em diversas escolas do Brasil, e a ECIT João Roberto Borges Souza tornou-se a primeira escola paraibana a ser contemplada com este prêmio, que tem repercussão nacional e internacional. O professor Luan Santos falou sobre a importância da premiação para os estudantes e para a comunidade escolar.
“Essa conquista reafirma que o ensino de línguas estrangeiras pode ser eficaz no contexto público quando há compromisso de todas as partes envolvidas e uma equipe unida em prol de um propósito comum. A dedicação e o esforço conjunto dos atores envolvidos foram fundamentais para alcançar esse resultado. Esse prêmio é um reflexo da seriedade e da qualidade do ensino na escola, conferindo ao estado da Paraíba um destaque singular no ensino de línguas estrangeiras”, refletiu o professor.
Mín. 20° Máx. 23°