A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizará nesta quinta-feira (05) o seminário EducAIDS, voltado para universitários da rede pública e privada de ensino. O evento será realizado no Cineteatro da UFPI, localizado no espaço Rosa dos Ventos, das 07h30 às 13h, e abordará temas como equidade em saúde e a prevenção combinada das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
A ação acontece em um contexto de preocupação com os altos índices de HIV no estado. De acordo com dados do sistema de informação Sinan/Sesapi, entre 2019 e 2024, foram registrados 3.279 casos de HIV no Piauí, sendo 56% desses diagnósticos em pessoas com idades entre 15 e 34 anos. Esse cenário motivou a realização do seminário, que tem como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância da prevenção das ISTs.
A programação incluirá a exibição de documentários, apresentações sobre o uso do autoteste de HIV, distribuição de materiais preventivos e debates sobre equidade em saúde. O evento também buscará engajar os estudantes na discussão sobre cuidados relacionados à saúde sexual.
"Observamos que os jovens representam mais de 50% dos casos de HIV/AIDS no estado, e por isso é essencial levar essa discussão diretamente a eles. Queremos aproveitar a visibilidade da campanha Dezembro Vermelho para reforçar a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde sexual", afirmou Karinna Amorim, coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi.
Mín. 20° Máx. 23°