O Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou nesta terça-feira ,12, uma palestra com o temaComunicação Assertiva: desenvolvendo habilidades para um diálogo respeitoso e eficaz, voltado para os servidores da unidade. O objetivo do evento coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) foi abordar a importânciado diálogo eficiente no ambiente de trabalho e na melhoria dos cuidados de saúde hospitalares.
Segundo a servidora do NEP, Morgana Paranaguá, “a iniciativa visa criar um ambiente de trabalho mais colaborativo, baseado no diálogo claro e eficiente, ao mesmo tempo em que aprimora a experiência dos usuários que buscam atendimento de qualidade no HGP”.
A psicóloga Rosivania Tosta, que foi a mediadora do evento, explicou que “a comunicação assertiva é considerada uma das principais competências de um profissional de sucesso, éaquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado. Esta capacidade demonstra a inteligência social daquele que comunica”.
Rosivania Tosta destacou ainda que "quando a comunicação entre os profissionais de saúde, pacientes e suas famílias é clara, precisa e eficaz, todos os envolvidos se beneficiam. A comunicação assertiva hospitalar busca garantir que as informações sejam transmitidas de forma adequada, evitando mal-entendidos, erros e melhorando a qualidade da assistência prestada”, reforçou a psicóloga.
Para a servidora Milena Aires de Oliveira, que participou da palestra, “a pauta é importante para todos os servidores, pois erros de comunicação podem levar a consequências graves, como medicação errada, procedimentos incorretos ou até mesmo diagnósticos equivocados. Você é responsável não só pelo que você fala, mas também pelo que o outro entende”.
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