Com o objetivo de valorizar e reconhecer a dedicação de seus bolsistas, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realizou nessa quinta-feira (7) uma cerimônia especial em Imperatriz, onde entregou o Diploma de Mérito a mestres e doutores. A iniciativa destaca as contribuições desses profissionais para o avanço da pesquisa e da inovação, com o apoio da Fundação. Nesta terceira edição do evento, já realizada em São Luís e Caxias, foram diplomados mestres e doutores das áreas de Comunicação, Ciência dos Materiais, Saúde e Tecnologia, e Agricultura e Ambiente. Durante a solenidade, aberta pelo presidente Nordman Wall, também foram destacados os investimentos do Governo do Estado, que giram em torno de R$ 10 milhões no fomento à pesquisa na Região Tocantina.
O presidente da Fapema, Nordman Wall, destacou que a cerimônia demonstra a importância da formação de novos pesquisadores, da promoção do conhecimento e do incentivo à excelência acadêmica. “É muito gratificante realizar um trabalho como este e ver a reação das famílias e dos beneficiários, pessoas que dedicaram anos de suas vidas ao estudo, para fazer a diferença no nosso Estado, especialmente nesta região promissora. A Fapema tem a honra de reconhecer essas pessoas”, enfatizou. O gestor destacou o governador Carlos Brandão, pela iniciativa do programa Maranhão 2050, no qual a Fapema está inserida e que trará maior impulso aos nossos pesquisadores. “O governador merece reconhecimento por investir em ciência, inovação e tecnologia”, reforçou o presidente que estava acompanhado do diretor científico, Cristiano Capovilla e da chefe do Planejamento da Fundação, Adriana Carvalho.
Destacando investimentos da Fundação em bolsas e auxílios na Região Tocantina, o diretor científico da Fapema, Cristiano Capovilla, citou a importância da diplomação. “O Governo do Estado, por meio do trabalho da Fapema, considera as nossas especificidades locais e entende que formar mestres e doutores é também criar oportunidades de inserção social e profissional. A pós-graduação contribui para a democratização do saber, ampliando o acesso dos maranhenses à produção acadêmica e científica de ponta, em todos os setores, promovendo uma compreensão mais profunda das nossas potencialidades e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da nossa região. Essas são as diretrizes explícitas do governador Carlos Brandão”, frisou.
A Diplomação de Mestres e Doutores Bolsistas Fapema integra um conjunto de ações do Governo do Estado para fortalecer a ciência e a pesquisa no Maranhão, estimulando a formação de novos cientistas e incentivando a produção de conhecimento em diversas áreas do saber. Para os homenageados, essa oportunidade é um diferencial na formação e estimula para o avanço profissional.
Andressa Silva Costa, oradora da turma, destacou a importância da oportunidade proporcionada pela Fapema e pelas instituições, que foi fundamental para o avanço profissional de todos. Jason Cabral, mestre em Ciência dos Materiais, ressaltou o impacto do apoio da Fapema no desenvolvimento de sua pesquisa, enquanto Cíntia Oliveira e Jéssica Camilli enfatizaram como as bolsas foram essenciais para a continuidade de seus estudos, especialmente em momentos desafiadores, como durante a pandemia.
A cerimônia celebrou as conquistas individuais e o importante papel da pesquisa científica para o progresso da sociedade e do Maranhão.
O evento contou com presenças de representantes da UFMA, Uema, IFMA e Uemasul, além de autoridades estaduais e acadêmicas. Foram diplomados mestres e doutores dos programas de pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), Ciência dos Materiais (PPGCM) e Saúde e Tecnologia (PPGST), da UFMA; e Agricultura e Ambiente (PPGAA) da Uema.
O diretor do Centro de Ciências de Imperatriz-UFMA, Leonardo Hunaldo, parabenizou a Fapema pelo reconhecimento dedicado à celebração dos mestres e doutores. “Nesse sentido, a Fapema tem sido fundamental no apoio a esses programas, financiando projetos de pesquisa e extensão. Em todos os cantos da universidade, vemos o impacto da Fundação com recursos que possibilitam o avanço acadêmico”, enfatizou.
Para a reitora da Uemasul, Luciléa Gonçalves, “foi um momento importante para a pesquisa do Maranhão, desenvolvida pelo mestrado da UFMA. A Fapema está de parabéns, representando o Governo do Maranhão, o governador Carlos Brandão, que vem sempre se dedicando também à pesquisa, ao ensino e à inovação”, enfatizou.
O protagonismo da Fapema também foi reconhecido pelo diretor do IFMA-Campus Imperatriz, Lauro Pinheiro, evidenciando que “sem a Fapema, a pesquisa no estado não teria o apoio necessário para se manter constante e robusta, e, reconhecemos o esforço do governo estadual em oferecer e ampliar as bolsas, um apoio indispensável para o avanço da pesquisa e da pós-graduação em nosso estado”.
Mín. 19° Máx. 27°