Nesta segunda-feira (14), no Diferencial Buffet, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou uma formação destinada aos professores de Língua Portuguesa, voltada para os projetos Laboratório de Redação e Clube de Leitura. O evento reuniu docentes aprovados no projeto, além de orientadores e mentores da Formação Geral Básica (FGB) e do Programa Gestão da Aprendizagem.
As iniciativas Laboratório de Redação e Clube de Leitura são ações da Seduc que visam fortalecer a escrita, leitura e argumentação no desenvolvimento de textos, promovendo uma educação mais eficaz na rede estadual.
Representando o Secretário Washington Bandeira, a Superintendente de Ensino da Seduc, Viviane Faria, esteve com os professores detalhando o planejamento de atividades. “O Laboratório de Redação e o Clube de Leitura são iniciativas que a Seduc idealizou para potencializar os resultados dos estudantes e este investimento passa pela preparação dos professores. São ações conjuntas para o fortalecimento da escrita, leitura e argumentação com o objetivo de alcançar a nota mil no Enem”, afirmou a superintendente.
Clube de Leitura
A formação foi dividida em dois momentos. Na primeira parte, os professores participaram de palestras focadas nas práticas de leitura e escrita.
No segundo momento, os docentes tiveram a oportunidade de compartilhar relatos de experiências, discutindo projetos de leitura implementados nas escolas e as vivências que enriqueceram o aprendizado dos alunos.
De Campo Maior, a professora de Língua Portuguesa no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Leopoldo Pacheco, Eliete Veras, destacou a troca de experiências. “É um momento muito rico para que possamos conhecer diferentes realidades e sair da zona de conforto porque outras experiências positivas podem nos motivar na nossa prática”, disse a professora.
Laboratório de Redação
Na sala destinada ao "Laboratório de Redação", os professores discutiram o desenvolvimento do projeto, avaliando suas práticas docentes.
O Projeto Laboratório de Redação auxilia estudantes regularmente matriculados na 3ª série do Ensino Médio da Rede Pública do Piauí com orientação e preparação para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os professores selecionados no projeto participaram da capacitação com foco na identificação das dificuldades enfrentadas pelos alunos na elaboração de redações, especialmente em relação ao ENEM. Joana D’arc Ferreira Gomes, professora de Língua Portuguesa do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Deputado Francisco Antônio Paes Landim Neto, escola sediada no município de São João do Piauí, participou da formação.
“Esta formação é importante para os professores de Língua Portuguesa, pois conseguimos realizar um trabalho dedicado à leitura e escrita dos alunos. Ao compartilhar as estratégias adequadas, os nossos estudantes estarão aptos a atenderem as competências exigidas no Enem”, comentou a professora.
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