A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levará serviços de polícia judiciária, orientações e exposições a Marilândia do Sul, Assis Chateaubriand e Curitiba em eventos do PCPR na Comunidade que ocorrem nesta semana.
Em Marilândia do Sul, a PCPR oferecerá registro de boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem fez agendamento prévio, além de orientações e demonstrações de perícia papiloscópica.
A ação acontecerá na terça (15) e na quarta-feira (17), das 9h às 17h, na Escola Municipal Ângelo Muller, localizada na Avenida dos Missionários, nº 525. As atividades em Assis Chateaubriand ocorrerão durante a Expo Assis 2024, de quarta-feira (17) a domingo (20), das 17h à meia-noite, no Centro de Eventos Ângelo Micheletto.
Os policiais civis estarão à disposição para orientações, entrega de materiais educativos e registro de boletins de ocorrência. Além disso, serão realizadas atividades lúdicas para crianças, apresentações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e viaturas.
No sábado (20), o programa estará em Curitiba, das 9h às 17h, em parceria com o Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná, na UniSanta Cruz, na Rua Affife Mansur, nº 565, no bairro Novo Mundo.
No local, estarão disponíveis a emissão de CIN para quem agendou previamente, orientações e atividades para crianças. “Nossa missão é garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços essenciais, independentemente da localidade”, afirma João Mário Goes, coordenador do PCPR na Comunidade.
QUASE 6 MIL ATENDIMENTOS - A Polícia Civil do Paraná levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 5,9 mil pessoas nos eventos do PCPR na Comunidade promovidos de quarta-feira (9) a domingo (13), em Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais, e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.
Durante os três dias de ação, os moradores de Jaguariaíva puderam registrar boletins de ocorrência, emitir atestados de antecedentes criminais e confeccionar a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Foram emitidos 567 documentos de identidade. O público também teve acesso a orientações, exposição de materiais táticos e bélicos, além de atividades para as crianças. O evento aconteceu em parceria com o Paraná em Ação, da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju).
Em Colombo, o evento levou orientações, exposição de materiais táticos e bélicos e atividades lúdicas. Segundo a arquiteta Millena Lupes, que esteve no local, a iniciativa ajudou a mudar a percepção das crianças sobre a polícia, permitindo que elas vissem a instituição de forma diferente e mais positiva.
“Geralmente as crianças têm um certo receio e medo da polícia. Aqui elas puderam perceber coisas diferentes e aprender coisas novas que vão acrescentar e fazer com que elas respeitem mais. Além disso, pudemos ver o carinho que a polícia está tendo com elas”, diz.
PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações. Visa também fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.
Mín. 20° Máx. 27°