O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM) entregue pelo governo do Pará, em maio deste ano, na avenida Augusto Montenegro, tem contribuído na assistência à saúde da população, ampliando os serviços prestados na Região Metropolitana de Belém. A unidade tem 115 leitos, distribuídos entre Unidades de Internação, UTIs para pacientes adultos e pediátricos e 6 salas de cirurgias.
De maio até a última quarta-feira, 9 de outubro, o hospital realizou 88. 285 atendimentos, ente assistência de urgência e emergência. Na lista de serviços prestados, estão também exames laboratoriais e de imagem, internações, cirurgias pediátricas, gerais, torácicas e vasculares, o que evidencia o impacto positivo do Pronto-Socorro para a população, sobretudo de bairros do entorno, como Bengui e Mangueirão, e dos distritos de Icoaraci e Outeiro.
O Pronto-Socorro funciona 24, no regime porta aberta, isto é, sem a necessidade de encaminhamentos via Atenção Básica. Em setembro, o índice de satisfação do atendimento realizado por meio de pesquisas aplicadas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), chegou a 94,60%, enquanto que a média de aprovação dos serviços pelos pacientes, no último trimestre, foi de 90, 56%.
Marli Maria Marques, 67 anos, moradora de Outeiro, internada no PS estadual há 38 dias, em tratamento na área de nefrologia, aprova a assistência recebida. “Meu atendimento aqui está sendo muito bom, pois estou sendo assistida por profissionais de diferentes áreas. Aqui tenho nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo e tantos outros profissionais, além de médico especialista no meu problema de saúde".
"Estou sendo assistida com atenção por todos. Faço questão de destacar a importância desse hospital, para nós, que moramos nos arredores. Este hospital precisava mesmo ser entregue à população; agora a região não está desamparada; temos um hospital grande e com tudo o que precisamos para a nossa saúde”, destaca a paciente Marli Marques.
Diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros destaca que o hospital tem se empenhado para prestar serviços de Saúde com qualidade e agilidade. “Além do atendimento nos dois Pronto Atendimentos do hospital ser rápido, os especialistas chegam ao diagnóstico do paciente num tempo menor, e esse paciente tem a resolutividade do seu caso mais rapidamente".
"Desde a abertura do Pronto-Socorro, no dia 18 de maio, a população passou a ter uma nova oportunidade para receber assistência à sua saúde em um hospital preparado para atender com qualidade. Agora a população tem uma nova porta de entrada para ser atendida de uma forma diferenciada, e é isso que a gente tem feito durante esses quase cinco meses”, afirma o gestor.
Inovações e atendimento humanizado
A UTI Pediátrica do PSRM, assim como a UTI Adulto, seguem os conceitos de UTI Humanizada, com a equipe multiprofissional envolvida para assistir o problema no problema de saúde dele, mas, também se preocupa com o bem-estar emocional da pessoa. O Hospital permite, por exemplo, a presença familiar acompanhando a assistência à saúde, da admissão à alta do paciente.
Para descontrair o ambiente hospitalar e aprimorar o acolhimento às crianças, a UTI Pediátrica do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo adotou o uso de tablets durante a internação. O equipamento é disponibilizado para as crianças, visando um período de internação mais leve. Conforme a equipe de psicologia clínica do hospital, o melhor acolhimento reflete na melhora do quadro de saúde, além de facilitar até mesmo no momento de procedimentos como, por exemplo, a realização de uma punção venosa periférica para aplicação de medicamentos, pois as crianças se concentram nos vídeos infantis e esquecem um pouco o procedimento doloroso.
Exercícios ao ar livre
Outra iniciativa do Pronto-Socorro vem mudando a rotina dos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva do hospital, graças à proximidade da UTI Adulto e da UTI Pediátrica, com o pátio da área externa. A equipe de Fisioterapia do Pronto-Socorro tem promovido a assistência aos pacientes com exercícios fisioterapêuticos ao ar livre. Os pacientes são atendidos, enquanto apreciam o pôr do sol e contemplam a área verde do terreno onde o hospital está construído.
O atendimento preconizado pela Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde, para efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), no cotidiano das práticas de atenção e gestão, se destaca no Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém. Um exemplo é a oferta de kits que auxiliam na higiene pessoal dos pacientes pediátricos durante o período de internação hospitalar.
Ao ser admitido na Unidade de Internação, o paciente recebe o “Kit Cuidar”, com itens como pente, sabonete, cotonete, creme dental, um frasco de álcool gel, shampoo e uma toalha pequena. A iniciativa, além de integrar as ações de humanização, fortalece e reafirma a empatia entre os profissionais envolvidos no atendimento.
Fluxo de atendimento é aprimorado de modo permanente
Para prestar assistência à saúde com qualidade, o Pronto-Socorro, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realiza constantes treinamentos práticos com as equipes assistenciais, visando uma classificação de risco, (triagem conforme agravo de risco do paciente), e a maior organização de fluxo no atendimento de urgência e emergência.
Dorimar Barros, moradora da Marambaia, está acompanhando o filho Efraim Barros da Cruz, 11 anos, pela segunda vez no Pronto-Socorro. A criança se trata de um quadro de gastroenterite. E ela diz que o atendimento é ágil e bom, como da primeira vez. “Quando cheguei desta vez aqui no PS, já sabia que o atendimento seria rápido e bom, assim como foi, quando estive aqui com o meu filho pela primeira vez".
"Antes, era uma dificuldade até chegar ao Pronto-Socorro. Mas agora, o Pronto-Socorro é perto e tem todos os médicos que precisamos, internam e resolvem o problema de saúde. Fico lembrando das vezes que procurávamos atendimento médico no bairro, que era demorado e nem sempre o problema de saúde era resolvido. Este hospital é importante para todos que precisam dele”, disse Dorimar Barros.
Rastreamento rápido-Para atingir o nível de eficiência destacado, a unidade alia modernas instalações físicas e novos equipamentos a uma nova diretriz de atendimento implantada no hospital, o rastreamento rápido (em inglês fast track)- é fundamental para acelerar o fluxo de pacientes. Segundo a diretoria-geral da unidade de saúde, essa nova forma de atendimento contribuiu para agilizar o atendimento às demandas, mantendo a qualidade assistencial.
Conforme o diretor, Carlos Vinícius, a equipe do PS tem trabalhado todos os dias para melhorar ainda mais o atendimento e os serviços disponíveis à população, e, em pouco tempo, se torna referência em Pediatria até para os municípios do interior. O Hospital foi disponibilizando aos poucos novos serviços e já tem UTI para adultos.
“Tudo foi bem pensado, organizado com cuidado e entregue à população no tempo oportuno, para chegarmos ao patamar que atingimos até agora. Mas não paramos por aqui. A gente vem trabalhando diariamente, para melhorarmos ainda mais os fluxos de atendimento, os fluxos de resolutividade, visando a oferta de um atendimento cada vez melhor à população. Estamos felizes com os resultados, pois isso tem acontecido”, conclui o diretor geral, Carlos Vinícius.
Texto: Joelza Silva
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