FOTO: Girlene Medeiros /FVS-RCP
Com o objetivo de fortalecer a vigilância epidemiológica no monitoramento de doenças transmissíveis, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza, nesta quarta-feira (09/10), a Oficina Estadual de Vigilância das Doenças Transmissíveis. O evento conta com a participação de profissionais de secretarias municipais de saúde.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta a importância de fortalecer continuamente os sistemas de vigilância epidemiológica diante dos desafios impostos pelas doenças transmissíveis.
“A oficina reforça, junto aos profissionais, os protocolos de vigilância e resposta, assegurando uma abordagem integrada e eficaz para a prevenção, detecção e controle de surtos e epidemias no território local”, afirmou.
Segundo a gerente de Doenças Transmissíveis da FVS-RCP, Lilian Furtado, o conteúdo é teórico-prático e focado diretamente no serviço de saúde, iniciando pela importância da notificação adequada do agravo.
“É fundamental manter os serviços de atendimento alertas para identificar precocemente qualquer alteração no cenário epidemiológico, possibilitando que as autoridades de saúde tenham o embasamento necessário para tomar decisões”, destacou.
Conteúdo programático
Entre os temas abordados, a oficina inclui a investigação de surtos de doenças transmitidas por água e alimentos, vigilância de arboviroses, doenças imunopreveníveis, doenças respiratórias, doenças exantemáticas, síndrome congênita do Zika vírus e Chagas congênita.
Também foram discutidos tópicos sobre vigilância de esporotricose, Mpox, toxoplasmose, leptospirose, leishmaniose e a doença de Chagas, tanto nas formas aguda quanto crônica.
Mín. 19° Máx. 27°