FOTO: Evandro Seixas/ SES-AM
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) começou a executar, este mês, uma programação especial de intensificação das ações de prevenção e diagnóstico de câncer de mama e de colo de útero, doenças com alta incidência no Amazonas. A iniciativa, que faz parte da campanha Outubro Rosa, está ampliando a oferta de exames de mamografia e ultrassonografia, além de consultas e cirurgias ginecológicas.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, durante o mês de outubro serão realizadas, somente nessa programação de reforço, 3.740 mamografias, duas mil ultrassonografias, 400 consultas e 715 cirurgias ginecológicas, além dos procedimentos já oferecidos na rotina das unidades.
Nayara Maksoud ressalta a importância dessa ação, através da qual o Governo do Amazonas amplia e facilita o acesso aos exames preventivos e de rastreio dos cânceres de mama e colo de útero, garantindo que as mulheres possam realizar os procedimentos de maneira ágil e iniciar o tratamento de forma precoce, se houver necessidade.
De acordo com estimativa do Ministério da Saúde, o Amazonas deverá apresentar 15 mil novos casos de câncer no triênio 2023-2025, sendo os de mama e colo de útero os de maior incidência nas mulheres. Dados da SES-AM mostram que, no Estado, o índice de câncer de mama em mulheres de 40 a 49 anos tem aumentado nos últimos anos. Corresponde, hoje, a 28% dos casos de câncer no público feminino dessa faixa etária, atendido na rede pública de saúde.
Acesso
A realização de exames de mamografia de maneira intensificada, estará ocorrendo no Instituto da Mulher Dona Lindu, na zona centro-sul, na Policlínica Codajás, na zona sul, e nas Carretas da Saúde, que atuarão com oferta ampliada este mês.
A partir de segunda-feira (07/10), uma das carretas, começou a atender na Igreja Católica Santíssima Trindade, na rua Gergelim, comunidade João Paulo 2, zona leste de Manaus. A outra vai estar no Ceti Elisa Bessa Freire, bairro Jorge Teixeira, zona leste.
Ultrassonografia, consultas e cirurgias
Ainda como parte da programação do Outubro Rosa, o Hospital Delphina Aziz, na zona norte, estará ampliando em 15% a oferta de ultrassonografia, do chamado pacote da mulher, que inclui os exames de tireoide, mama, abdômen total e transvaginal. As pacientes que possuem indicação para os exames e aguardam a chamada, serão contactadas pela Central de Regulação do Amazonas.
Também no Delphina Aziz estão sendo realizadas consultas com médicos ginecologistas, o que representa um aumento de mais de 100% nesse tipo de serviço na unidade. Assim como no exame de ultrassonografia, as pacientes são contactadas pela Central de Regulação.
Ainda como parte das ações do Outubro Rosa, serão realizadas, durante o mês de outubro, cirurgias ginecológicas extras no Instituto Dona Lindu e no Delphina Aziz. As pacientes com indicação para o procedimento serão acionadas pela regulação.
Mín. 19° Máx. 27°