Em uma iniciativa pioneira, 102 professores da Rede Estadual de Ensino da Paraíba participaram de um curso intensivo de quatro dias sobre Educação Emocional. O curso, oferecido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEE), a Fundação FADEX e a equipe de Vivência Emocional, trouxe uma abordagem teórico-vivencial, que foi altamente elogiada pelos participantes.
Os professores, que atuam na 3ª, 4ª e 5ª Gerências Regionais de Educação, expressaram o entusiasmo com a formação, destacando o impacto imediato que a qualificação trouxe para as práticas em sala de aula. Muitos ressaltaram a qualidade da formação e a inovação metodológica, que incorpora elementos vivenciais, digitais e materiais didáticos criativos.
Ocurso faz parte de um projeto que visa capacitar 440 profissionais até o fimdo ano de 2024, com o objetivo de fortalecer a Educação Emocional nas escolas de Ensino Médio do Estado da Paraíba. Até o momento, 50 multiplicadores já foram qualificados, e o impacto desse trabalho começa a reverberar nas salas de aula, promovendo um ensino que integra as habilidades socioemocionais ao currículo escolar.
O Gerente de Desenvolvimento das Competências Socioeducacionais, Ricardo Silva, comentou sobre a importância da informação. "É essencial que os professores estejam preparados para lidar com as emoções dos alunos e suas próprias emoções, especialmente no cenário atual. A ação é mais um passo rumo à construção de uma escola mais acolhedora e integral, onde o desenvolvimento emocional dos estudantes é visto como parte fundamental da aprendizagem", explicou o gerente.
Mín. 19° Máx. 27°