O governador Rafael Fonteles foi ao Novo Hospital Regional de Picos nesta quarta-feira (2), onde acompanhou a abertura de novos serviços que estarão disponíveis à população já nos próximos dias: o centro cirúrgico, possibilitando o início de cirurgias eletivas; mais 40 leitos, sendo 30 de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); além da sala de RPA (Recuperação Pós-Anestésica). A previsão é de que o hospital atinja o funcionamento integral ainda em 2024.
“Como explicamos antes, o funcionamento do Novo Hospital Regional de Picos seria gradativo, com a transferência de pacientes vindos do Hospital Justino Luz e a chegada de mais serviços. Já no próximo mês, a ideia é que o segundo pavimento também esteja em funcionamento, disponibilizando mais leitos e salas. Seguindo esse planejamento, queremos que o hospital seja totalmente operacional, com todos os pavimentos e alas em funcionamento, até o final deste ano, podendo realizar todos os tipos de cirurgias, tratamento do câncer e muito mais”, explicou o governador.
Maior obra de saúde pública da história da cidade e maior hospital do interior do Piauí, o Novo Hospital Regional de Picos possui três pavimentos e conta com 206 leitos de internação (60 no térreo, 73 no 1º andar e 73 no 2º andar), além de 20 leitos de UTI adulto, hemodinâmica, ambientes de apoio técnico, radiologia com ressonância magnética e tomografia, administração e auditório com 135 lugares. O valor total da obra é de R$ 54.872.421,62, tendo sido executada pela Secretaria da Saúde (Sesapi).
O governador Rafael Fonteles garantiu, ainda, que Picos irá ofertar os mesmos serviços que a capital Teresina. “Teremos quatro estruturas hospitalares do Governo do Estado no município. O Novo Hospital Regional de Picos se junta à UPA do município, à Policlínica com Central de Diagnósticos e ao Hospital Justino Luz, que está em obras para se tornar um complexo maternoinfantil”, explicou o gestor.
O secretário da Saúde, Antonio Luiz, garantiu mais entregas ao Novo Hospital Regional de Picos ainda neste mês e falou sobre o andamento das obras do complexo maternoinfantil. “Mais 73 leitos de enfermaria, no segundo andar, serão entregues ainda em outubro aqui no hospital. Enquanto isso, o Hospital Justino Luz segue em obras para que, no início de 2025, inicie como um complexo maternoinfantil, com 30 leitos de UTI”, afirmou o secretário.
O paciente Davi Teixeira opinou sobre o funcionamento do Novo Hospital Regional de Picos. "Nada a reclamar. Os profissionais têm me atendido muito bem e a estrutura é boa. Tenho todo o suporte, estou me recuperando bem e, em breve, espero retornar às minhas atividades normais", disse.
1 / 18
Mín. 20° Máx. 29°