A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva da Atenção Especializada, em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês, anunciou, nesta quarta-feira (2), a implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi – SUS) para o triênio 2024-2026. O anúncio aconteceu no auditório da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), em João Pessoa, e contou com a presença de gestores, técnicos e profissionais da área da saúde.
De acordo com a gerente executiva da Atenção Especializada, Dayana Sampaio, que representou a SES, o projeto tem como objetivo promover e incentivar melhores práticas de Cuidados Paliativos em todas as macrorregiões de saúde da Paraíba. “É um programa que vai trazer benefícios para vários serviços. Além do auxílio na atenção hospitalar, domiciliar e ambulatorial especializada, esse projeto vai auxiliar na qualificação dos profissionais e dos cuidados especializados para os pacientes que precisam de uma maior atenção durante o tratamento”, afirmou.
Inicialmente, o projeto será implantado nas unidades da rede estadual da 1ª Macrorregião de Saúde, contemplando o Hospital do Servidor General Edson Ramalho, o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e o Complexo Pediátrico Arlinda Marques. As unidades da rede municipal de João Pessoa também serão incluídas nesta primeira etapa, como o Hospital Prontovida, Serviços de Atenção Domiciliar (SAD), UPA Cruz das Armas, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Os cuidados paliativos oferecem maior qualidade de vida aos pacientes (adultos e crianças) e famílias que enfrentam problemas associados às doenças que ameaçam a vida, prevenindo e aliviando o sofrimento através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas físicos, psicossociais e espirituais.
A médica paliativista da SES, Karina Amorim, destacou a importância dessa implementação junto ao Proadi-SUS para a humanização dos serviços em saúde. “Esse primeiro passo é muito importante já que os cuidados paliativos tratam de uma abordagem de cuidado que o paciente precisa de uma forma integral. Esse programa vai além do tratamento de uma doença, porque nos faz olhar e tratar o paciente com mais dignidade, compreendendo suas características, suas particularidades, e oferecendo um cuidado ainda maior para ele e os familiares”, avaliou.
Durante a agenda, representantes da SES, do Ministério da Saúde e do Hospital Sírio Libanês também realizarão visitas técnicas às unidades contempladas com a implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos. As visitas periódicas são uma das premissas do Proadi-SUS. Além disso, a execução do projeto se dará por meio do diagnóstico situacional e da realização de capacitações dos profissionais que atuam ou que tenham interesse na temática dos cuidados paliativos em toda a Paraíba.
Mín. 20° Máx. 29°