A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) publicou, nessa segunda-feira (30), a lista de cooperativas de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis que estão em funcionamento no estado. Os dados foram levantados no ICMS Ecológico de 2023, busca ativa e contato com órgãos parceiros dentro da gestão de resíduos sólidos.
Foram identificadas 25 cooperativas atuantes em todas as regiões de desenvolvimento do estado, sendo Teresina a cidade com a maior quantidade, com oito cooperativas. Todas atuam no processamento de papel, plástico, vidro e metal.
A lista tem por objetivo compor um banco de dados de cooperativas para implantação da Lei de Reciclagem (Lei estadual nº 8486/2024), publicada recentemente, e que obriga a gerenciamento adequado de resíduos sólidos gerados em eventos públicos, privados ou público-privados no estado do Piauí e participação das cooperativas no processo.
“Destacamos que o banco de dados deverá ser atualizado por meio da ficha cadastral disponibilizada onde os interessados poderão participar e/ou atualizar seus dados já dispostos nessa listagem”, ressalta a auditora fiscal ambiental Catharina Teixeira.
Ela destaca que além de ser uma ferramenta de divulgação das cooperativas do estado, a fim de fortalecer a logística reversa em vários municípios, aumentando o percentual de embalagens coletadas no Piauí, a lista será uma fonte de pesquisa para empresas e as entidades gestoras que atuam no Piauí.
“É importante frisar que a participação nesses cadastros facilita o acesso a políticas públicas estaduais e segue a determinação do Ministério do Meio Ambiente que abriu um cadastro para catadores no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir)”, acrescenta a auditora.
Acesse a ficha cadastral .
Acesse a lista de cooperativas .
Mín. 20° Máx. 29°