O Hospital Regional de Patos, unidade integrante da rede hospitalar estadual, recebeu no último fim de semana a equipe itinerante de oftalmologia do programa Opera Paraíba e contemplou 249 pacientes com cirurgias de catarata. A iniciativa beneficiou moradores de Patos e de mais 31 cidades do interior do estado.
Só no final de semana o Opera Paraíba realizou 785 procedimentos distribuídos em 15 cidades. As cirurgias foram nas especialidades de cirurgia geral, ginecológica, endometriose, catarata, pterígio, calázio, pediátricas, urológicas, otorrino, proctologia, ortopedia, pequenos procedimentos e cabeça e pescoço. O Opera Paraíba é uma iniciativa do Governo da Paraíba, criado em 2019, que visa agilizar o atendimento das pessoas que estão na fila de cirurgias.
Uma das pessoas beneficiadas recentemente foi a aposentada Maria Lúcia Lima, de 66 anos, da cidade de São José de Espinharas. Ela passou por cirurgia de catarata no Hospital Regional de Patos e conta que esse já foi o procedimento do segundo olho. “Fiz a cirurgia do olho direito no dia 31 de agosto, em Patos, e ocorreu tudo bem e agora estou aqui novamente para fazer o do esquerdo. Antes, era tudo embaçado, agora estou com minha vista limpinha”, afirmou.
A agricultora Maria José Silva, da cidade de São José de Princesa, foi outra paciente deste ciclo em Patos. Ela também elogiou o atendimento. “Eu quase não enxergava mais com a vista embaçada. Toda vez que eu fazia exame, o médico dizia que eu precisava fazer a cirurgia e eu fui adiando com medo. Mas agora estou aqui para fazer e só tenho a agradecer por tudo”, disse ela.
Como ter acesso: Para participar do Opera Paraíba, o paciente usuário do SUS deve procurar a secretaria municipal de saúde do seu município, ou fazer o cadastro pelo endereço eletrônico operaparaiba.pb.gov.br, preencher o formulário, anexando exames e laudo ou encaminhamento médico que confirme a necessidade de uma cirurgia.
Mín. 20° Máx. 29°