Ação do Governo do Estado, por meio do Pacto Pelas Crianças do Piauí e da Secretaria da Saúde (Sesapi), a Carretinha da Saúde está levando consultas e exames para crianças de zero a seis anos de todas as regiões do estado e disponibilizando óculos para aquelas que precisam.
Entre as crianças que tiveram a prescrição de óculos está o João Vitor, de 7 anos, da cidade de Cocal da Estação, na região Norte do Piauí, que, após receber o acessório, teve uma melhora significativa na qualidade de vida e no aprendizado.
“Eu ficava com minha vista embaçada e não enxergava de longe. Agora, quando eu boto os óculos, eu vejo tudo bem melhor. E facilita mais a leitura. Antes, eu gaguejava; agora, eu consigo ler. Minha mãe, quando eu boto os óculos, fica só me beijando, só de buniteza”, relata o menino.
Para o padrinho e responsável pela educação do pequeno, o senhor Francisco das Chagas, após o uso dos óculos, ele percebeu que João Vitor parou de reclamar que a vista estava doendo e os olhos lacrimejando.
“Como passamos o dia com ele, pois os pais trabalham no comércio, somos responsáveis pela educação e notamos que ele tinha muita dificuldade para enxergar, uma vez que ficava em cima da televisão e forçando a vista na hora de ler. Quando a carretinha veio para nossa cidade, a irmã dele logo deu um jeito de levá-lo para consulta, e agora que ele está com os óculos, está uma beleza”, lembra Francisco.
Assim como João Vitor, centenas de crianças foram beneficiadas com os óculos doados pelo programa, que já realizou mais de 15 mil atendimentos desde a implantação.
“É por crianças como o João que nós trabalhamos no Pacto Pelas Crianças do Piauí, levando os serviços de odontologia, oftalmologia e audiometria, e oferecendo os óculos quando elas necessitam, e, ainda, atualizando a caderneta de vacinas das crianças”, ressalta a coordenadora do Pacto Pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles.
A Carretinha da Saúde possibilita a ampliação da oferta de serviços e atendimentos especializados às crianças de 0 a 6 anos na área de odontologia, fonoaudiologia e oftalmologia de todos os municípios do Piauí.
“A carretinha também promove o encaminhamento dos usuários para a rede de saúde conforme os diagnósticos, apoio das ações de vacinação para ampliar a cobertura vacinal das crianças e fornecimento de óculos para crianças atendidas quando identificada a necessidade”, conclui a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Leila Santos.
Mín. 20° Máx. 29°