A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apresentou à população, neste sábado (28/09), durante a edição do Governo Presente, o trabalho desenvolvido pela unidade do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran); o Programa de Educação Ambiental Vitória Régia, do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb); o Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (Proerd) e o Formando Cidadão. A programação deste sábado (28/09) ocorreu na Escola Estadual Jairo da Silva Rocha, de 8h às 14h, rua Raul Pavon I, bairro São José Operário 4, zona leste de Manaus.
A cada semana, a PMAM tem apresentado as unidades operacionais dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM) e Especializado (CPE) e projetos sociais, que atuam para aproximar a Polícia Militar do Amazonas com a comunidade, promovendo ações de cidadania, educação, atenção à terceira idade e prevenção às drogas.
De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, a participação da corporação busca mostrar as ações sociais e o impacto positivo dos policiais militares na comunidade.
“O Governo Presente vem trazendo a oportunidade de a Polícia Militar apresentar à população nossos programas e projetos que atuam em escolas, em comunidades, no acompanhamento de jovens e crianças, no incentivo ao esporte e também na proteção de mulheres, crianças e o público da melhor idade. Uma extensão da parte social que é realizada pela corporação”, declarou o coronel PM Klinger.
O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), unidade da PMAM especializada no policiamento ostensivo de trânsito e capacitada para executar escolta de dignitários, autoridades, celebridades e delegações esportivas; levou à 53 pessoas orientação sobre educação no trânsito.
As orientações incluíram informações sobre possíveis problemas de trânsito que podem ocorrer da zona urbana, com a finalidade de evitar congestionamentos, facilitar a circulação, fazer cumprir a legislação de trânsito e orientação a condutores e pedestres.
O Programa de Educação Ambiental Vitória Régia, do CPAmb, apresentou para 180 pessoas em seu estande as ações do programa que possui o objetivo de formar e conscientizar as crianças das escolas da rede pública e privada de ensino para uma postura ecologicamente correta.
Durante o ano letivo, os policiais do Comando e Batalhão de Policiamento Ambiental atuam nas unidades de ensino promovendo atividades de educação ecológica e ambiental para as crianças. Além disso, são promovidas ações como caminhadas ecológicas, plantio de mudas de plantas e palestras e formações voltadas para o cuidado e preservação da natureza e meio ambiente.
Os instrutores do Proerd também atuaram com apresentação do programa a 560 visitantes. O programa, que possui 21 anos no Amazonas, já atendeu mais de 680 mil alunos em todo o estado. O Proerd conscientiza crianças e jovens sobre a importância de manter-se afastados das drogas e realiza orientações sobre dilemas que envolvem a infância e juventude.
Durante a ação, 400 visitantes também conheceram sobre a história dos jovens que participam do Programa Formando Cidadão, que atua em Manaus e em municípios do interior para prevenir e recuperar jovens, entre idade de 12 e 17 anos, em risco social e pessoal, por meio dos estudos, esportes e práticas de ações cívicas.
O Formando Cidadão conta com parceria de outros órgãos públicos e o apoio dos familiares dos jovens, e funciona nas dependências de quartéis e batalhões da corporação na capital amazonense, como nos Comandos de Policiamento de Área (CPA) Norte, Sul, Oeste e Leste, além do interior, entre eles a 8ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM) de Iranduba e o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) Manacapuru.
Reforço alunos soldados
Um efetivo composto por alunos soldados foi direcionado para garantir a segurança e a ordem aos arredores da escola onde foi realizada esta edição do Governo Presente.
Desde o dia 10 de setembro, mil alunos soldados iniciaram o estágio operacional supervisionado em todas as zonas da capital. Os futuros soldados estão sendo acompanhados por oficiais ou praças experientes durante a escala de serviço e realização de patrulhamento ostensivo a pé ou motorizado, abordagens e atendimento ao público.
Esta fase marca mais uma etapa do curso de formação e coloca em prática os conhecimentos adquiridos pelos alunos soldados.
Mín. 20° Máx. 29°