“Eu me sinto cuidada”, declara a paciente Andressa Cristina Dias da Silva, de 27 anos, grávida de cinco meses e assistida na Maternidade Nossa Senhora da Penha, bairro Anjo da Guarda, em São Luís (MA). A unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) completou nove anos neste mês de setembro e contabilizou 1.130.141 atendimentos no período.
A Maternidade Nossa Senhora da Penha é referência em partos considerados de risco habitual, ofertando às gestantes e puérperas atendimento com consultas de pré-natal, assistência ao parto com direito a acompanhante, além de serviços ambulatoriais.
"Somos referência por conta do acolhimento, dos profissionais que entendem a necessidade da mulher naquele momento único da vida dela, independentement se é o primeiro, segundo, ou se é o terceiro filho, porque aquele filho que está chegando é o amor da vida daquela pessoa. Com isso, buscamos ofertar o máximo de tranquilidade possível, para que as pacientes se sintam bem dentro da nossa maternidade", disse a diretora administrativa da maternidade, Kelma Lucena.
O primeiro filho da Andressa Cristina Dias da Silva, Rhuan, de 12 anos, nasceu na maternidade e, segundo a gestante, a escolha pela unidade se deve principalmente a prontidão no atendimento.
"Graças a Deus está tudo bem. Sigo fazendo o acompanhamento certinho, porque no começo foi um pouco difícil e por isso vinha sempre para emergência. Eu me sinto cuidada, acolhida, gosto muito dos profissionais, tanto que escolhi para fazer o pré-natal, tudo por aqui, porque eu não tenho queixa e creio que novamente terei uma boa experiência", afirmou Andressa.
O casal Davi Dias, de 23 anos, e Camila Roberta Lima, de 18 anos, aguardam o nascimento do primeiro filho e escolheram a Maternidade Nossa Senhora da Penha para o nascimento do bebê. Nesta sexta-feira, (27), eles foram para o primeiro pré-natal na unidade.
"É uma mistura de sentimentos, ao mesmo tempo sinto medo e alegria. Não sei como colocar em palavras. Mas tudo que eu sei é que estou muito feliz e quero muito conhecer ela, quero ensinar o que eu sei, passar pelo menos um pouco do meu conhecimento que eu tenho para ela", compartilhou Davi.
Emocionada, Camila acrescentou dizendo que a primeira impressão da maternidade está sendo a melhor possível. "O atendimento está sendo muito tranquilo. Amo crianças e estou feliz".
Equipe
Para garantir mais segurança em saúde, a unidade dispõe de equipe multidisciplinar com serviço de enfermagem, nutrição, psicologia e serviço social, incluindo as especialidades de pré-natal, obstetrícia, pediatria, anestesiologia, cardiologia (risco cirúrgico), cirurgia geral ginecologia (laqueadura). Exames ofertados: Análises clínicas, ultrassonografia, eletrocardiograma, tococardiografia, bem como testes neonatais como o teste do pezinho, do coraçãozinho, do olhinho, da orelhinha e da linguinha.
Na unidade as pacientes acolhidas podem contar com 16 Leitos de obstetrícia, três leitos de clínica cirúrgica, um leito de clínica médica, um leito pediátrico, três quartos pré-parto, parto e pós-parto (ppp) e mais dois leitos de observação. Em apoio à estrutura, funcionam também os serviços de ambulatório obstétrico, atendimento de urgência e emergência, internação, centro cirúrgico, sala de apoio à amamentação, sala de vacina e cartório de registro civil.
Em 2022, a maternidade conquistou o selo de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), reconhecimento conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Comemoração
Participaram da festa de aniversário da Maternidade Nossa Senhora da Penha, nesta sexta-feira (27), os assistentes da Secretaria Adjunta de Atenção em Saúde da SES, Rejane Azevedo e Paulo Figueiredo; a diretora técnica da maternidade, Bianca Serra; a gerente técnica do Instituto Acqua, Gleyciane Dutra, a supervisora técnica a da qualidade do Instituto Acqua, Alana Sousa, a responsável técnica da unidade pelo Instituto Acqua, Marília Barros.
Desempenho
Instalada em 2015 pelo Governo do Estado, a Maternidade Nossa Senhora da Penha soma 1.130.141 atendimentos desde o início das suas atividades, sendo 16.790 internações, 11.954 partos, 3.835 cirurgias, 64.597 atendimentos de urgência, 22.672 consultas médicas, 515.987 consultas multidisciplinares, 290.367 de Serviço de Diagnóstico Terapêutico (SADT), 170.278 procedimentos de enfermagem e 33.701 de diagnóstico e triagem neonatal.
Em 2024, no período de janeiro a julho, o equipamento realizou 114.569 atendimentos, nos quais 989 foram de internações, 589 partos, 297 cirurgias, 5.195 atendimentos de urgência, 2.443 consultas médicas, 51.105 consultas multidisciplinares, 33.845 SADT, 17.064 procedimentos de enfermagem e 3.042 de diagnóstico e triagem neonatal.
Mín. 20° Máx. 29°