A edição 154 do jornal Cândido, do mês de setembro, discute uma vertente do jornalismo ainda pouco explorada, mas de efetivo impacto: o jornalismo em quadrinhos. Desde a década de 1990, um número crescente de publicações neste formato tem utilizado desenhos para promover uma nova forma de contar histórias. Uma ferramenta que aprimora a capacidade do storytelling — habilidade tão necessária e desejada pelos repórteres. É essa potencial linguagem que Marianna Camargo apresenta na reportagem de capa.
Na retranca da publicação da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), uma entrevista exclusiva com Augusto Paim, jornalista e autor do recém-publicado "Pequeno manual da reportagem em quadrinhos" (2023).
Na seção de crônica, Carlitos Marinho escreve sobre a visita que fez e a conversa que teve com Edival Perrini, poeta e psicanalista curitibano que, aos 75 anos, está lançando seu sétimo livro de poemas, "Oceano", pelo selo TAO, da editora Blucher.
Corpos artísticos movimentam produção cultural do Teatro Guaíra há quase sete décadas
Na série Mulheres contra a Ditadura, Maria Beatriz Peres entrevista Rosane Vianna, professora e militante paranaense que lutou pelo fim do regime por meio da educação, seja na academia, nos jornais ou em outros espaços de debate. O Cândido também publica a pensata “Lembro”, de Maria Coelho, que traz uma reflexão sobre o processo do luto.
O jornalista e sociólogo José Correia Baptista publica um artigo sobre Teixeira e Sousa, autor de "O filho do pescador" (1843), considerado o primeiro romance brasileiro. O texto aborda a visão do escritor sobre a violência e a vida cotidiana dos negros no século XIX.
Na editoria de fotografia, Melvin Quaresma propõe uma reflexão sobre autoria, apresentando autorretratos em que o fotógrafo e o fotografado colaboram na criação da imagem. A capa, que faz referências aos quadrinhos e ao jornalismo e utiliza a técnica de água-forte, é de Guilherme Caldas.
Serviço:
Jornal Cândido nº 154
Setembro de 2024
Publicação de literatura editada desde 2011
Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Cândido Lopes, 133 - Centro
41 3221-4900
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
Sábados, das 8h30 às 13h
Mín. 20° Máx. 29°