"Sustentabilidade e Progresso da Cacauicultura na Amazônia" é o tema do Fórum da Cacauicultura, que será realizado no dia 27 próximo, como parte da programação do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau – Chocolat Amazônia e Flor Pará 2024. O evento é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e terá o Hangar como sede durante o período de 26 a 29 deste mês.
As inscrições estão abertas para os interessados em participar do Fórum, que terá a participação de especialistas das instituições públicas estaduais como a Sedap, Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), das universidades federais como a UFPA (do Pará) e UFPR (Paraná), além de especialistas de outros países. O Fórum será dividido em quatro painéis temáticos.
Monilíase- Um deles é o que debaterá a monilíase do cacaueiro, doença causada pelo fungoMoniliophthora roreri.O coordenador do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura (Procacau), Ivaldo Santana, explicou que o Fórum é importante por tratar de questões relevantes da cadeia cacaueira. O mote do Fórum, como esmiuçou, será a monilíase, que, embora esteja sendo intensamente trabalhada pelas instituições governamentais para contê-la, está se aproximando do Pará. Segundo lembrou o engenheiro agrônomo, a doença chegou ao vizinho Estado do Amazonas.
“O Fórum será direcionado para esse controle da entrada da monilíase, estamos nos preparando e também preparando os produtores para várias palestras com a participação de especialistas de outros países que já convivem com a monilíase, para nos mostrar e nos transmitir o passo a passo desse convívio com essa praga, nós vamos combatê-la e vencê-la”, enfatizou Santana.
O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz, fará a abertura oficial do Fórum e em seguida haverá a palestra magna “O Cultivo do Cacaueiro em Sistemas Agroflorestais: Uma experiência Exitosa de Agricultura Regenerativa e de Recuperação de Passivos Ambientais na Amazônia”, do prof. dr. Ivan Crespo Silva, engenheiro florestal e docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A programação terá, também, a participação da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) com a moderação do painel “Sistemas Produtivos Sustentáveis com Cacaueiros: Produção e Conservação Ambiental no Bioma Amazônia”. A moderação será feita pelo prof. dr. Anderson Borges Serra, diretor de Organização Produtiva e Comunidades Tradicionais da Seaf.
O Fórum contará, ainda, com a participação dos representantes dos produtores de cacau. No Painel denominado “Mercado, Processamento e Tributação do Cacau na Amazônia" serão discutidos os desafios e perspectivas para aumentar a capacidade de processamento das indústrias paraenses. O palestrante será o agricultor familiar Ademir Venturim, presidente da Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica (Coopatrans) e diretor da Fábrica de Chocolate Cacauway.
As experiências dos agricultores da Colômbia também serão apresentadas aos participantes do Fórum por Omar Alberto Dominguez Amarocho, diretor nacional de pesquisa da Federação Nacional dos Produtores de Cacau da Colômbia (Fedecacao). A apresentação integrará o painel “Monilíase do Cacaueiro: Manejo Integrado, Medidas Preventivas e Ações Institucionais".
Serviço- As inscrições e a programação completa dos quatro painéis do Fórum da Cacauicultura podem ser feitas pelo endereço https://para.chocolatfestival.com/forum-do-cacau . Também é possível conferir na íntegra a programação do Chocolat Amazônia e Flor Pará 2024.
Mín. 20° Máx. 29°