Seis estudantes e dois professores da rede estadual de ensino participam da 3ª edição da Space Week, que este ano traz o tema "Ciências e Tecnologias Espaciais em Benefício da Natureza e Sociedade". O encontro é realizado no período de 16 a 22 de setembro, em São Luís (MA).
Os alunos são do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Acrísio Veras, localizado no município de Alto Longá, e do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Ferry, em Agricolândia. Eles foram selecionados com base em seu desempenho nas Olimpíadas de Astronomia, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e em projetos científicos anteriores.
O secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou o incentivo da Seduc ao protagonismo juvenil, apoiando a participação dos estudantes em atividades como essa. "São estudantes e professores que podem se tornar multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em suas comunidades escolares, despertando o interesse de outros alunos na temática. Nossa missão é investir na formação integral dos jovens, proporcionando oportunidades para que desenvolvam seus talentos e realizem seus sonhos. Participar da Space Week é uma chance para expandirem seus conhecimentos e se conectarem com grandes nomes da indústria e do meio acadêmico", afirmou.
A estudante do Ceti Acrísio Veras, Gabrielly Pereira Dutra, descreveu a experiência de estar no Space Week como única. “Saímos do Piauí cheios de expectativas e tem sido uma verdadeira ampliação no mundo da ciência, tecnologia e inovação. A programação está repleta de palestras, workshops e atividades que nos inspiram a aumentar nossos horizontes. Agradeço muito a equipe da Seduc, que tornou essa viagem possível. São sete dias que, com certeza, vão marcar nossa trajetória e somos muito gratos por essa oportunidade única de vivenciarmos tudo isso”, explicou.
Acompanhando a equipe do Ceti Acrísio Veras, o professor Mário Cardoso também falou sobre a empolgação de estar no evento. “É muito enriquecedor. Só no primeiro dia, tivemos a oportunidade de participar do minicurso de foguete modelismo e de uma palestra super importante ministrada pelo diretor da base de Alcântara. Temos certeza de que vamos voltar com uma bagagem de conhecimento muito boa e compartilhar com os alunos e professores essa experiência que tivemos”, relatou.
A Space Week é organizada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pelo Earth Observation Labomar Laboratory (EOLLAb), vinculado ao Instituto de Ciências do Mar – Labomar da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo do evento é promover a integração entre academia e indústria, com foco nas inovações do setor aeroespacial e suas aplicações para a sociedade e o meio ambiente.
Especialistas do setor aeroespacial ministrarão palestras sobre os últimos avanços em tecnologias espaciais, geopolítica e o impacto da ciência na sociedade. Além disso, a programação permitirá a ampliação do conhecimento sobre o planeta Terra, por meio do uso de drones e satélites de pequeno, médio e grande porte, e sobre o universo, por meio de missões ao espaço profundo e telescópios espaciais. A Space Week também visa gerar tecnologias disruptivas e criar demanda por novos produtos e serviços para a sociedade.
O evento reúne aproximadamente 600 participantes, entre professores, pesquisadores e estudantes nacionais e estrangeiros.
Mín. 21° Máx. 29°