Atento às demandas extracurriculares da comunidade escolar, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Narcísio, localizado no município de Piripiri, realiza, desde essa segunda-feira (9) até o dia 20 deste mês, o projeto Juntos Para Avançar. A iniciativa tem por objetivo proporcionar espaços de acolhimento e discussão sobre saúde mental, por meio de palestras, rodas de conversas e dinâmicas voltadas para os estudantes.
“Trabalhar essa temática, com ênfase no mês de setembro, é uma necessidade hoje das escolas, pois temos muitos estudantes ansiosos e com questões de ordem comportamental e psicológica. É um momento oportuno também para a gente detectar alguns alunos que precisam de um acompanhamento e de uma ajuda especializada”, revelou a diretora do Ceti, Inez Araújo.
Por meio da disciplina Projeto de Vida, os estudantes são participam de discussões sobre ansiedade, depressão, estresse e problemas psicológicos que podem afetá-los durante sua fase de formação. A ação faz alusão ao Setembro Amarelo, campanha anual de prevenção ao suicídio, criada em 2015.
Além dos espaços voltados para exposição e discussão do tema, os estudantes participam de dinâmicas e são convidados a escrever sobre as questões abordadas em palestras, por meio das disciplinas de práticas textuais.
Referência na educação pública do Piauí, o Ceti José Narcísio atende, atualmente, 340 estudantes, divididos nas modalidades de ensino médio de tempo integral e conjugado com ensino técnico em Desenvolvimento de Sistemas.
Mín. 22° Máx. 30°