Com objetivo de dinamizar e acessibilizar o setor audiovisual, o projeto “Cinema nas Ruas: Pedro Afonso em Cena” exibe filmes para a comunidade local, com sessões previstas até o mês de dezembro. Contemplada pela Lei Paulo Gustavo, em edital lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a iniciativa recebeu R$ 50 mil, com 12 exibições gratuitas, com duração mínima de cinco horas, que levarão para a população do município a magia das produções cinematográficas. O cronograma está disponível nosite oficialdo projeto e as datas de setembro ainda serão definidas.
O proponente Thalles Calaço explica que a ideia é democratizar o cinema com sessões gratuitas nos espaços públicos de Pedro Afonso, oferecendo entretenimento, cultura e lazer para toda a comunidade. “Queremos proporcionar filmes de alta qualidade e fortalecer os laços comunitários, além de promover a inclusão cultural, bem como a promoção de produções nacionais e internacionais e a inclusão social, garantindo que todos tenham acesso às atividades culturais”, disse.
O projeto iniciou no mês de julho durante a temporada de praia do município, com duas sessões mensais. Além das cinco horas mínimas de cada sessão, são distribuídos gratuitamente para os espectadores pipoca e refrescos. A iniciativa ainda prevê exibições para públicos específicos, como alunos das escolas municipais, Casa do Idoso e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Após os seis meses de execução, a iniciativa será herdada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) - Campus Avançado Pedro Afonso, que continuará realizando sessões gratuitas. “O projeto espera oferecer uma experiência cultural transformadora e inclusiva em Pedro Afonso, incentivando o interesse pelo cinema e promovendo discussões críticas. O objetivo é fortalecer os laços comunitários e ampliar o acesso à cultura para todos os cidadãos, especialmente os jovens, além de preencher uma lacuna cultural em uma região com poucos recursos cinematográficos. Ao promover exibições gratuitas e acessíveis, o projeto fortalece a arte como instrumento de inclusão social, educação e integração comunitária, enriquecendo a vida cultural de Pedro Afonso e do Tocantins”, explica o Thalles Calaço.
O proponente
Graduado em Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro pela Universidade Paulista, Thalles William Asevedo Calaçoatua como técnico administrativo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) - Campus Pedro Afonso. Possui experiência com o público escolar, é envolvido com projetos de extensão e eventos, como o "IF-BJJ Escola de Campeões" e "Web Rádio Conexão IFTO".
Mín. 20° Máx. 31°