O estado de Santa Catarina participará dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), que serão realizados entre os dias 20 de setembro a 3 de outubro em Recife (PE). Todos os estados brasileiros participam do evento nacional, que reúne atletas da categoria 12 a 14 anos e é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).
A delegação de Santa Catarina está composta por 265 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes e o estado estará participando das competições de 18 modalidades, entre coletivas e individuais.
Classificação
Os atletas e equipes que defendem Santa Catarina nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) se classificaram para representar o estado no evento nacional durante a etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), realizada na cidade Blumenau no último mês de julho.
Delegação
Coordenam a delegação de Santa Catarina nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) a Fesporte e a Federação Desporto Escolar SC (FCDE). As entidades ressaltam a importância dos Jogos Escolares para a questão da vivência de jovens atletas catarinenses que terão a oportunidade de enfrentar outros estados, além de experiências nunca antes vivenciadas no esporte.
A competição vale classificação para os jogos sul-americanos escolares que acontecem na Colômbia em novembro, além da Gymnasíade que acontece em abril de 2025 na cidade de Belgrado na Sérvia.
O presidente da FCDE, Antônio Paulo Fernandes Zytkuewisz (Neco), fala do histórico positivo de Santa Catarina no evento e a importância do incentivo ao esporte educacional no Brasil
“Estamos indo com aproximadamente 250 atletas, além de outros membros de comissão técnica que completam a delegação para os Jogos Escolares Brasileiros. Temos expectativa bastante alta já que Santa Catarina tem um histórico muito positivo onde já ficamos na segunda posição da classificação geral e acredito que com atletas desta safra, a tendência é ir bem novamente e fazer com que o estado permaneça entre os melhores do país”, explica Neco
Vivência
“O nosso intuito é proporcionar vivência para os estudantes que representam o estado, pois participando de eventos como os Jogos Escolares Brasileiros porque muitos deles as vezes vem de cidades do interior e somente através do esporte tem essa oportunidade de viajar, competir, em um processo de experiência fundamental em suas vidas”, complementa.
Mín. 20° Máx. 27°