Visando o fortalecimento da Segurança Pública, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) recebeu a visita técnica de uma comitiva da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, nessa segunda-feira (15). A programação se estende até a quarta-feira (17) e tem como propósito o acompanhamento da gestão de recursos destinados às Forças de Segurança do Estado por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).
A abertura da programação da visita foi realizada na sede da SSPDS, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), na manhã desta segunda-feira. Participaram do evento o secretário da SSPDS, Roberto Sá; o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano Sales; o gestor da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da SSPDS, tenente-coronel BM Vanderlan Carvalho; e gestores de vinculadas.
O secretário da SSPDS-CE, Roberto Sá, ressaltou a importância da visita técnica para o estreitamento do diálogo sobre Segurança Pública entre os estados e o Governo Federal. “É uma visita que muito nos honra. São 27 unidades da federação, então não é tão simples (visitar todos). É muita responsabilidade para virem até nós e isso mostra o quanto eles estão tratando a gente com muito diálogo, o que facilita, às vezes, as mudanças de rumos dentro do escopo formal. Então, eu queria pedir à equipe para aproveitar a visita dessa comitiva da Senasp e dizer também que, sempre que precisarem, nós estamos aqui à disposição”, declarou o titular.
Durante a abertura do encontro, a diretora geral do FNSP/Senasp, Camila Pintarelli, destacou o objetivo da visita como um esforço em conjunto para a otimização do uso de recursos para a Segurança Pública. “O primeiro recado que eu queria dar aqui é de agradecimento, de que o FNSP e a Senasp estão aqui hoje para abraçar o Ceará, dar as mãos e fazer uma execução conjunta desses recursos. Esse é o objetivo da nossa visita. Para conhecermos a forma como vocês estão executando, as dificuldades que vocês têm e como nós podemos ajudá-los a melhorar”, pontuou.
Dentro da programação, foram planejadas visitas às vinculadas da SSPDS, como à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e à Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). Também estão sendo visitadas a Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da SSPDS, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS e a Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR) da PMCE.
Integram a comitiva da Senasp, a diretora geral do FNSP/Senasp, Camila Pintarelli; a coordenadora geral de Transferências Fundo a Fundo do FNSP/Senasp, Michele Magalhães; a coordenadora de gestão da Execução Financeira da Transferência Fundo a Fundo do FNSP/Senasp, Talita de Oliveira; e o analista do FNSP/Senasp, Ubirajara Capaverde.
Pelas vinculadas da SSPDS, estiveram presentes o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez; o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio César Torres; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto; o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp-CE), Leonardo Barreto; o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Feitosa; e o coronel subchefe do Estado Maior da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Jorge Costa.
Mín. 20° Máx. 30°