O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), órgão colegiado ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), promoveu, nesta terça-feira (9), uma reunião ordinária. O intuito foi apresentar e autoavaliar as metas de gerenciamento e investimento estadual, a fim de promover o incentivo financeiro no gerenciamento de recursos hídricos do estado, patrocinado pelo Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).
O diretor de Planejamento e Segurança Hídrica da Semarh, Igor Klaus, destaca a importância da reunião. “A formação do conselho é de suma importância para dar mais força aos estados e aos conselhos estaduais para interpor de forma federal suas temáticas e deliberações acerca da política nacional de recursos hídricos", destacou o gestor.
Na ocasião, Manoel Nunes, representante brasileiro do "Stockholm Júnior Water Prize" (Prêmio Jovem da Água de Estocolmo), participou com uma palestra. Ele é criador do River Aquático, que é um barco autônomo que monitora a qualidade da água.
Manoel Nunes explicou sobre o desenvolvimento e funcionamento do barco: “Este equipamento desenvolvido há um ano e cinco meses promete revolucionar a fórmula como órgãos públicos e privados identificam se uma água é potável ou não, pois identifica alguns parâmetros de qualidade como PH, O2, temperatura, NTU”, enfatiza.
O coordenador de Monitoramento Quali-Quantitativo da Semarh/PI, Giovani Carvalho, apresentou ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Piauí – CERH o relatório das atividades desempenhadas no âmbito do Qualiágua – ANA sobre o atingimento das metas do 1º período e o plano de metas para execução do programa.
O CERH é o conselho responsável pelas discussões acerca de todos os temas de recursos hídricos dentro do estado do Piauí.
Mín. 20° Máx. 31°