Voltado para a promoção da educação ambiental e para o contato direto da população com a natureza, o Centro de Educação Ambiental (CEA), foi entregue nesta sexta-feira (28), pelo Governo do Piauí, totalmente revitalizado e ampliado.
Com a nova estrutura, o Centro passa a contar com um auditório para mais de 100 pessoas, salas de aula, biblioteca, novos banheiros, sala para o corpo administrativo, podendo atender melhor o público e ampliar suas ações e atividades desenvolvidas.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), destaca que a revitalização do espaço físico, uma parceria entre a Semarh e a Secretaria de Educação (Seduc), veio acompanhado de implantação de soluções ecológicas, uma ideia que será expandida para todos os espaços públicos do Governo do Estado.
“Temos uma central de recompostagem, que é a reutilização do resíduo sólido para transformá-lo em adubo, garantindo que esse resíduo seja utilizado adequadamente com o meio ambiente. Além disso, nós implantamos também a primeira central pública de recolhimento do lixo eletrônico. Pilhas, baterias e celulares poderão ser descartados aqui e terão o destino adequado de agora em diante. E também, nós implantamos a chamada drenagem da água do ar-condicionado para utilizar essa água no jardim do CEA”, explica o secretário.
O CEA é uma unidade da Semarh e engloba uma série de iniciativas voltadas para a educação ambiental e para o ecoturismo. O centro recebe semanalmente escolas públicas e privadas, instituições de pesquisa e a comunidade em geral com atividades educativas e de interação com a natureza.
“As soluções ecológicas que vieram incluídas nessa reforma tornam um meio ambiente próximo do dia-a-dia do cidadão. Isso traz conforto, segurança, qualidade e preservação ambiental, que é uma diretriz do governador Rafael Fonteles”, complementa o secretário.
O CEA, inaugurado em 5 de junho de 2002, engloba uma série de iniciativas voltadas para a educação ambiental: passeios turísticos, palestras, atividades lúdicas (oficinas), educação formal (por meio de parceria com a Seduc) e educação informal.
As atividades são realizadas pelos educadores do Centro, visando a sensibilização para um meio ambiente sustentável e para a preservação da natureza.
Mín. 20° Máx. 31°