Para marcar o Dia Internacional da Pessoa Surdocega, 27 de junho, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP), por meio da Seção Braille, organiza o Yarn Bombing (Bombardeio de Fios, em tradução livre). A ação acontece de terça a sexta-feira (25 a 28), no horário de funcionamento da Biblioteca, das 8h30 às 20h.
A ação terá vasos de plantas decorados com peças de crochê e tricô e intervenções que guiarão os usuários da rampa externa até o Hall Térreo, com o objetivo de promover e conscientizar sobre as iniciativas de inclusão no espaço público. Diversas pessoas participaram do projeto, voluntariamente, entre funcionários e o público espontâneo, que produziram durante alguns meses as peças que serão exibidas na BPP.
O movimento teve suas origens nos Estados Unidos, nos anos 2000, em Houston, Texas, como uma forma de arte urbana, em que fios coloridos de lã eram utilizados para revestir e decorar objetos públicos, como árvores, postes e bancos. Esse tipo de intervenção foi popularizado pelo coletivo Knitta Please, fundado pela artista Magda Sayeg. O Yarn Bombing se espalhou pelo mundo questionando e ampliando os limites do que é considerado arte de rua.
Hoje, ele também é utilizado como uma “bandeira” para chamar a atenção para uma causa ou conscientização. No Brasil, o evento ganha destaque especial no Dia Internacional da Pessoa Surdocega e funciona como um símbolo dessa data.
A Seção Braille comunicou seu interesse ao Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, que organiza as ações no país. Após a inscrição, foram coletados por meio de doações quase 400 quadrados, com tamanho de 19 cm x 19 cm, feitos de fios tramados por meio das técnicas de crochê ou tricô. Além do Paraná, os materiais também vieram dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Eles irão envolver os vasos de plantas presentes na rampa de entrada da Biblioteca e seguirão até o Hall Térreo, onde haverá um painel em que o visitante poderá ler e ouvir sobre o projeto. Ao final da ação, os materiais serão transformados em cachecóis e doados para as comunidades do Rio Grande do Sul afetadas pelas enchentes, bem como para pessoas em situação de rua no Paraná.
Serviço:
“Bombardeio de Fios” em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Surdocega
Data: 25 a 28 de junho, terça a sexta
Horário: das 8h30 às 20h
Rua Cândido Lopes, 133 - Curitiba
41 3221-4900
Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
Sábados, das 8h30 às 13h
Mín. 20° Máx. 30°